VANTINE CRIA ASLOG HÁ 15 ANOS!

Transcorri o ano de 1988, no mês Julho, no Hotel Transamérica em São Paulo, onde foi realizado o 1º Mega Evento de Logística no Brasil, o LOGISTECH BRASIL´88. Este Mega Evento foi uma realização conjunta entre a VANTINE e o IMC Internacional, comandada pelo competente Yassuo Imai, e muito antes da descoberta do CLM (Council of Logistics Management), nós já montávamos este Mega Evento, totalmente focado em Logística, com 60 palestras distribuídos em 12 temas durante 5 dias da semana.

Haviam mais de 400 participantes com organização impecável da IMC, num momento em que a Logística estava nascendo como Arte e Ciência no Brasil. No dia 20 de Julho, tomei a iniciativa de convidar alguns profissionais que estavam atuando em áreas correlatas à Logística, entre eles: Paulo Lima/Pão de Açúcar, Ernesto Promenzio/Danone, Reinaldo Zietlow/Santher, Sergio Tosta/Supermercado Nova Vida, Omar Achôa/Copersucar, entre outros, e propus a criação de uma entidade, tomando como base a "ASLOG FRANCE - Eassociacion Française Pour La Logistique", que eu havia contatado 2 anos antes, cujo modelo era bastante adequado nas condições brasileiras.

Neste dia de fato nasceu a que seria a primeira entidade do Brasil a reunir profissionais de Logística. Após esta data, e com o apoio incondicional da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados (da qual eu já era consultor de Logística), especialmente do seu presidente Levy Nogueira e seu superintendente Sergio Dória. Instalamos ali a comissão de organização, formada, além dos acima citados, por Eduardo Athiê, Marcos Isaac e Gilberto Miranda, que tinham como missão estruturar o estatuto, e preparar a assembléia de fundação. Foi quase 1 ano de reuniões e mobilizações.

Finalmente, o grande dia, 06/jun/1989! No salão de festa principal do Hilton Hotel São Paulo, realizamos a assembléia de fundação, a então enfatizada ASLOG - Associação Brasileira de Logística, numa cerimônia presenciada com mais de 350 pessoas, cheia de pompa e circunstância. Este evento marcante foi coroado com um coquetel, e tudo patrocinado pela Brasildocks, 1º Operador Logístico do Brasil, presidida pelo entusiasta Dr. Mário Gorla, italiano da mais pura origem, que sempre demonstrou entusiasmo (nesta época a Brasildocks era cliente da VANTINE, e por conta disso, com apoio do Mario Gorla, conheci a Logística italiana e aprofundei contatos com AILOG - Associação Italiana de Logística.

Nesta assembléia de fundação da ASLOG, fui aclamado unanimente pela Assembléia seu 1º Presidente, coordenando a Comissão de Implantação que teriam um prazo de 6 meses para providenciar as ações necessárias para a 1ª eleição, conforme previsto estatuto aprovado na assembléia. A primeira sede da ASLOG foi uma sala emprestada no escritório da esposa do Gilberto Miranda, e logo em seguida mudamos para um escritório na Rua Morato Coelho, já com secretária e mais de 200 associados. Em dezembro deste mesmo ano, foi realizado a 1ª eleição, elegendo a primeira diretoria e tendo o Gilberto Miranda como primeiro presidente eleito.

E ASSIM COMEÇOU A ASLOG, QUE AGORA EM 2004 COMPLETA 15 ANOS!