Uma das primeiras publicações que abriram espaço para a Logística foi o tradicional Estadão, que lá nos anos 80 publicava todas as terças-feiras um caderno denominado "MARINA MERCANTE", editada pelo saudoso Alfredo Serra Moura, integralmente dedicado às empresas e profissionais ligados ao comércio exterior, especialmente do transporte marítimo. Já em 1984, fui convidado para escrever semanalmente uma coluna, abordando temas complementares àqueles ligados a esta área. Meu primeiro artigo foi intitulado "A Importância da Embalagem na Movimentação e Armazenagem de Mercadorias no Comércio Varejista", publicado em 10/01/84, mantendo a freqüência semanal até inicio dos anos 90. Foi mais de uma centena de artigos abordando os mais diversos temas, que dentro em breve estarão à disposição no site da VANTINE.

Asseguro que, esta série foi a primeira e mais importante publicada na grande mídia impressa de circulação nacional.

Em 1985, viajei ao Japão para estudar as então novas técnicas de manufatura com forte influência na Logística, especialmente por Sistema Toyota de Produção, mundialmente conhecido, "JIT - Just In Time", que em conjunto com as técnicas KANBAN e o CCQ - Círculos de Controle de Qualidade, formaram o tripé de sucesso da Toyota.

Na verdade as primeiras missões de estudos ao Japão, foram realizadas pelo meu amigo Yassuo Imai, da IMC Internacional no início dos anos 80, em colo JUSB Entidade japonesa de fomento às técnicas acima relacionadas.

O ponto de destaque para a minha formação naquele ano, no meio de tantas visitas as indústrias japonesas, e seminários com as maiores autoridades do assunto, foi o inesquecível jantar com o Sr. TAIICHI OHNO, o grande autor e criador do sistema "Just in Time", no qual estavam comigo dois dos maiores consultores desta área Akio Umeda e Antonio Thadeu Benatti.

Deste jantar/aula, ficou absolutamente claro que JIT foi concebido muito mais como o aprimoramento das técnicas de Logística que propriamente de manufatura, e para o leitor interessado no assunto recomendo a leitura do Livro: "Just In Time - For Today and Tomorrow".

Desde então, o "Just In Time", vem se aprimorando em todo o mundo, servindo de inspiração para técnicas que posteriormente e até hoje, vem sendo aplicadas principalmente fora da manufatura, como: DOT - Delivery On Time, VMI - Vendor Manager Inventory, CRP - Continuos Replenishment Plan, ou ressuprimento contínuo, hoje muito utilizado nas redes de varejo.

Portanto, podemos verificar pela história vivida que a evolução tem sido mais importante do que a inovação, e vem meu tributo a Taiichi como o maior inspirador da evolução da Logística no Século XX.

J.G.Vantine