VIVENDO A LOGÍSTICA

STRATEGICS LOGISTICS MANAGEMENT & SUPPLY
CHAIN PARTNERSHIP

Hoje existe uma infinidade de Cursos e Seminários sobre o tema Logística (alguns bons, muitos de má qualidade), e já abordamos esse tema anteriormente, pois isso é inversamente proporcional a qualificação dos profissionais que necessitamos no mundo de hoje.

Dentro da nossa história que se confunde com história da Logística no Brasil, a VANTINE, sempre pioneira já tendo realizado grande quantidade de eventos no Brasil, Europa e EUA trouxe para o Brasil para uma série de Seminários, o nosso parceiro, Douglas Lambert da Ohio State University.

E para que você possa usufruir desse conhecimento, colocamos à sua disposição no link abaixo o material completo do Seminário intitulado “Strategic Logistics Management & Supply Chain Partnership”.

Folder

Apresentações

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

ANALGÉSICO PARA UMA SENHORA ENFARTADA

Nem Freud explica porque notícia boa não vende jornal e não mantém audiência dos telejornais, assim como nenhum modelo matemático explica o caos na mobilidade urbana nas cidades de médio e grande porte.

Creio que o famigerado “stress” já é doença do século passado, e vejo o que assola as preocupações do “homus urbanus” posso chamar de “informatite”, ou seja, desespero causado pelo excesso de informações (vide a montanha russa das bolsas de valores, enxergada por apenas 1% da população, com impactos diretos nos 99% que desconhecem). A outra posso chamar de “transitite”, o que antes servia de desculpas para os atrasadinhos, hoje é o principal causador das crises emocionais.

Hoje logo pela manhã resolvi caminhar por alguns quarteirões (afinal em São Paulo somos obrigados a usar carro por mais que me esforce para utilizar o transporte urbano) e observei que nossos estudos realizados entre 94 e 96 no Comitê de Distribuição Urbana contêm as mesmas causas existentes atualmente, e o agravamento dos efeitos sentidos hoje apenas refletem o crescimento da população e dos veículos em circulação.

E concluo essa reflexão com base nas medidas paliativas anunciadas pelo Prefeito do maior complexo urbano da América do Sul, ou seja, aplicando um analgésico para uma cidade enfartada. É a característica maior dos nossos gestores públicos que tradicionalmente não sabem planejar o futuro e os assuntos da infra-estrutura Logística e do abastecimento urbano continuam recorrentes, talvez à espera que algum fenômeno ofereça solução.

Veja em anexo, os problemas que identificamos e as soluções que propusemos há mais de 15 anos, e com todo respeito (e uma pontinha de inveja), até mesmo nossos irmãos da Bahia já sentem os efeitos do mau planejamento da mobilidade urbana (ouvi semana passada de um motorista de táxi em Salvador, que estava sendo medicado para combater o “stress”).

Proposições_CDU

J.G. Vantine

IMAGEM