VIVENDO A LOGÍSTICA

PREVISÕES ACONTECEM?

Durante longos anos fui autor de uma coluna sobre Logística no Caderno Marina Mercante do Jornal “O Estado de São Paulo”.

Em 20 de Agosto de 1997 foi circulada a Edição 1000 desta publicação apresentando uma série de análises sobre a Logística e os vários modais de transporte.

Não apenas para registro e contar a história, mas também e principalmente para fornecer uma fonte de reflexão, publicamos nesta edição os principais trechos para servir de base entre aquilo que previmos há onze anos para que você possa se orientar com suas próximas previsões.

Marina Mercante – Edição 1000

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

VARIGLOG: A ESCANDALIZAÇÃO DO NADA

Uso esta expressão “escandalização do nada” que é uma mantra utilizada pela Ministra Chefe da Casa Civil do Governo Brasileiro, Dilma Rousseff, sempre que se vê acuada diante de denúncias geralmente da imprensa (o que, aliás, não são poucas).

É da natureza humana acostumar com os fatos repetitivos e transformar a indignação do primeiro momento em rotina no passar do tempo, é o que nós brasileiros assistimos desde o início da atual gestão sob comando do Presidente Lula. Já nos acostumamos e até mesmo esquecemos dos inúmeros escândalos e fecho meu foco no caso da VARIGLOG, uma empresa que nasceu a partir do “estupro” entre o Governo e a Iniciativa Privada.

Fico indignado com a absurda falta de compostura da Ministra Dilma que há poucos dias afirmou nunca ter recebido o “compadre” Roberto Teixeira, que depois acuada acabou indo à imprensa e dizer o contrário. Falando em “compadre” alguém se lembra do cidadão Dario Morelli Filho, do caso da máfia dos caça-níqueis?

Esses escândalos já ultrapassaram o limite da tolerância, não apenas pela impunidade (talvez pela dificuldade de obtenção de provas) de tantos desvios de verbas públicas, e agora também com a interferência direta em negociações da Iniciativa Privada.

Aquela que nasceu para ser independente como a ANAC, tem interferência direta do Governo Central como tem a diretora Denise Abreu. Aliás, não é só, a própria ANAC através de pronunciamento de sua presidente Solange Vieira. No último dia 19 na minha cidade de São José dos Campos, exacerbando de seus poderes, comunicou que o Aeroporto daquela cidade não está nos planos de desenvolvimento. Como se esta decisão fosse da alçada de uma agência de regulamentação e controle! É uma balburdia e insensatez de todos os lados que já apresentam como resultado vitimado por esta situação a VARIGLOG, que independente das questões acionárias foi uma empresa que em curto prazo alcançou a marca dos 700 mil de faturamento anual com mais de 20 aeronaves servindo à NOSSA LOGÍSTICA. Eu próprio fui vítima deste problema, pois estaria finalizando um projeto para implantação de um novo vôo SJK-MAO-MIA com amplo envolvimento da comunidade empresarial desses dois gigantescos pólos produtivos.

Por outro lado, vimos nesta semana uma boa notícia do Sr. Pedro Brito, Ministro da Secretária dos Portos, que anunciou a abertura de terminais portuários privados para movimentação de cargas terceiras sem limites de quantidades.

Esse é um projeto marcante da Secretária Especial dos Portos porque modifica e aprimora a Lei 8.630/93 (conhecida como a Lei dos Portos) no que diz respeito a melhorias nos marcos regulatórios da construção, administração e operação dos terminais portuários, permitindo até mesmo que possam abrigar terminais de contêineres.

Só esperamos que o Ministro Pedro Brito que até o momento mostra competência e dignidade, não seja induzido por esta modificação de maneira tal que num futuro próximo não seja identificado em novo escândalo similar a VARIGLOG, desta vez preparando espaço para os investimentos em atividades portuárias anunciados pelo mega investidor (e bilionário) Sr. Eike Batista.

J.G. Vantine

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