VIVENDO A LOGÍSTICA

PLANOS DE INFRAESTRUTURA NÃO FALTAM, MAS….

O tema de infraestrutura para o setor de transporte nunca saiu da pauta da imprensa, das entidades relacionadas, dos congressos e das empresas. Mas o principal fator responsável para “fazer acontecer”, o Governo, se perde em seus planos que até entendo sérios, como o PNLT e o PNLP. O problema é transformar planos em ações!

Parafraseando uma antiga propaganda de um banco; “o tempo passa, o tempo voa, mas os problemas continuam numa boa.”

O grande “problema” desse problema é que pessoas e empresas acabem absorvendo o “status quo” da realidade das estradas, dos portos, da (i)mobilidade urbana, sentindo-se importante não só para pressionar a solução, mas também para extirpar a doença da corrupção e das falcatruas que vergonhosamente assolam (e solapam) os investimentos.

Como ilustração, disponibilizo material que elaborei por conta do Estado do Amazonas para ser incluído no PNLT. Isso foi em 2006. E nada mudou!

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Vantine Logistics Solutions


PONTO DE VISTA

CRESCIMENTO NÃO ESPERA INFRAESTRUTURA

(Publicado em 02/Abril/2004 – Edição nº 2)

Duas notícias recentes, boas para a economia brasileira, servem de alerta para o setor logístico. No último dia 31, o governo anunciou que vai liberar R$ 15 bilhões para estimular a produção industrial no país. A maior parte dos recursos (R$ 14,5 bilhões) virá por meio de financiamentos do BNDES e do Banco do Brasil.

Um dos anúncios considerados mais importantes pelo governo e pelos empresários foi a criação do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), que contará com representantes da indústria, do governo e dos trabalhadores. Presidido pelo presidente da República, será a instância máxima consultiva sobre a política industrial.

A política industrial tem como vértices a inovação tecnológica e a modernização das empresas. Os setores de bens de capital, software, semicondutores e fármacos foram escolhidos como prioritários. O programa contará com R$ 2,5 bilhões, a partir deste mês, para o financiamento de máquinas e equipamentos.

A outra notícia é que o setor siderúrgico vai duplicar a previsão de investimentos até 2008. A elevação de US$ 4 bilhões para US$ 9,6 bilhões se deve ao aumento da demanda externa e à previsão de estabilidade do cenário econômico mundial, segundo o IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia). O crescimento das exportações no ano de 2003 foi de 11% em comparação com 2002.

São realmente boas novas para a economia. Mas uma pergunta é pertinente: como será escoada toda a produção gerada por este crescimento se hoje já estamos à beira do colapso no transporte dos produtos agrícolas e siderúrgicos?

É passada a hora do governo priorizar os investimentos em infra-estrutura logística. E nós, representantes do setor, temos o dever de fazer o Planalto enxergar esta urgência. A lei que regulamenta as Parcerias Público-Privadas (PPP) já abriu as portas do país para os recursos que vão nos garantir a competitividade internacional almejada pelos brasileiros.

O Vantinews entende que, ao anunciar sua política industrial, o governo está demonstrando sair da inércia, mas ainda precisa desobstruir o grande gargalo logístico do país. Caso contrário, este grande esforço de investimentos se perderá, porque o crescimento não espera pela infra-estrutura. Esta é que precisa estar pronta dar conta do recado. E todos sabemos que as obras necessárias não serão feitas do dia para a noite. Portanto, o nosso momento é agora.

J.G. Vantine
Vantine Logistics Solutions

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