VIVENDO A LOGÍSTICA

O PACOTE EMPACADO

A recorrência sobre o mesmo tema significa que ele continua com destaque. É o caso do PAC. Se não, vejamos.

1.) Matéria do Jornal O Estado de São Paulo, 05/07/10: GARGALO CHEGA AO SETOR DE CARGA AÉREA. Independente dos mega eventos esportivos de 2014 e 2016 (que, aliás, terão as obras dispensadas da lei 8.666, e já estão atrasadas) desde o fatídico acidente da TAM, nenhum projeto saiu do papel. Não sei se por incompetência do Lula e do seu Ministro da Defesa ou se o não investimento nos aeroportos é parte da estratégia para criação do caos visando consolidar o “Imperialismo Lulista”.

2.) No mesmo jornal em matéria do dia 04/07/10, na manchete de capa (cansativa de tão repetida que é) novamente o caos da infraestrutura portuária, que não é somente de operação, mas também de administração, o que coloca o Brasil em 34° lugar em competência Operacional Portuária (Banco Mundial). O mesmo Banco Mundial posiciona o Brasil na 126° posição na Logística como um todo.

Não sei se todos conhecem as leis de Licença Ambiental, mas não passam de seis portos no Brasil que possuem aLO- Licença de Operação. Isso é novo! Mas se aplica retroativamente. Tanto é que no dia 07/07/10 o IBAMA suspendeu as operações do Porto de Santos (INCRÍVEL mas é verdade) e aplicando uma multa milionária.

Enquanto isso, o Presidente Lula continua o seu turismo político internacional pelos países africanos, sobe o argumento de “visita de negócios”. O nosso Presidente (pelo menos esse é o título formal, mas pelas conhecidas atitudes está mais para Ditador) visitou seu colega da Guiné Equatorial, no poder desde 1979 e titular de uma conta pessoal de 600 milhões de euros, e nessa visita, ainda somos obrigados a ouvir do Sr. Norton Rapesta, Dr. do Departamento de Comércio do Itamaraty ” As construtoras do Brasil enfrentam uma série de problemas logísticos para atender a demanda de obras da Guiné Equatorial. Um contêiner pra chegar à África do Sul tem que passar pelos Portos de Cingapura e Dubai”. Caramba! Além de tudo não entende da geografia marítima de transportes de cargas. É a soma da ignorância com a incompetência.

Para finalizar minha linha de raciocínio, nesta semana os partidos dos candidatos à Presidência entregaram seus programas de Governo. E viram o que aconteceu com a “DILMENTIRA” e o PT? Ela assinou a 1° versão entregue do programa extremamente radical e contrário aos princípios da democracia, e no ultimo momento foi substituído. E como MENTIR é o verbo mais praticado dentro desse governo Lula “DILMULANI” novamente mentindo, disse que assinou os papeis com pressa e sem ler.

Além do mais, não encontramos nenhum plano relacionado com o que nos interessa de perto, a infraestrutura, a simplificação burocrática e a equalização tributária relacionados com a Logística. Desta forma, com o caos anunciado e o crescimento da nossa economia, teremos o mais sério obstáculo a ser vencido, pois não havendo escoamento completo da produção, o refluxo afetará toda a cadeia Logística, tanto das indústrias como da agricultura.

J.G. Vantine
VANTINE SOLUTIONS


PONTO DE VISTA

LIÇÕES DA COPA DO MUNDO 2010

Talvez alguém possa coligir 2.010 lições desta copa. Da arbitragem, dos esquemas táticos, das regras “claras”, do uso da tecnologia nas partidas, da organização em um país africano, do turismo, da sociedade, das vuvuzelas, da jabolani, das oportunidades perdidas e das realizações “impossíveis”, das equipes, das pessoas em todas suas participações. Quero chamar a atenção para alguns valores que considero importantes na vida empresarial: Os humanos como profissionais, atores, protagonistas como coadjuvantes.Todos os jogadores são atletas, esportistas, logo, querem vencer todas as partidas.

Pense conosco em tudo que você observou como um processo com atividades operacionais e de gestão. Primeiramente todos que lá trabalham são contratados ou convocados por uma empresa, a CBF. Na montagem da estrutura evidenciam-se os atletas, depois que a comissão técnica já está definida. Se nos bastidores, as atividades de apoio não parecem preocupar é porque certamente os responsáveis, já “escalaram” os melhores profissionais, com experiência em outras competições. O técnico e seu assistente, ora o técnico. Dificilmente alguém arriscaria dizer que isto é um detalhe; de fato não é. O técnico, contratado pela empresa, deve ser competente e de sua confiança, certo? Nem sempre competente, mas de sua confiança para atender a seus propósitos, públicos e particulares.

A política de RH parece obscura, mas é importante. Queremos uma seleção nova, pura, isto é, livre de vícios de comportamento, para jogar futebol. Quem sabe no time do convento ou de puritanos? Talento, saúde física parecem não ser mais importantes que raça e dedicação. Conjunto… importantíssima condição, mas que não prescinde de talentos ou estrelas. Há pessoas que fazem a diferença. O que dizer da personalidade? Amarelar ao primeiro sinal de fraqueza, de descuido, de infortúnio? Seria necessário ser forte para ser diferente… mas o sangue latino… será só isto? Poderá ser a vaidade pessoal quando deveria ser o brio profissional? A cor da chuteira, o penteado novo, as poses no campo, as broncas nos adversários, o desrespeito aos árbitros, a aplicação tática? Dedicação só ganha jogo quando há competência e qualidade superior ao adversário, ou concorrente.

E o mercado? Ah! A tal da competitividade! Isto não pode ser esquecido, mesmo considerando que se trata de jogos.

Por isto as técnicas de gestão de processos e pessoas devem ser observadas, dentro de alguns princípios, como definição das políticas de RH da empresa, descrição de cargos, técnicas no processo de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, sempre pensando que o cidadão e o personagem são a mesma pessoa. Depois de tudo isto, aí vem o campeonato. Fortalecimento do quadro, criação e manutenção de um bom ambiente de trabalho, enquanto os jogos se sucedem, ou não, devido a uma simples derrota, que pode ser até suada e nos pênaltis, mas com o mesmo efeito. Além dos resultados para a empresa e para a torcida brasileira, veja o Dunga, já está livre para procurar outro emprego…

C.B.Marra
VANTINE SOLUTIONS

 IMAGEM