VIVENDO A LOGÍSTICA

INTERLOG USA´98

Em mais uma de nossas missões internacionais, no período de 03 à 11 de Outubro realizamos a INTERLOG – INTERNATIONAL ADVANCED LOGISTICS STUDY TOUR, em Columbus, Ohieo e Dallas,Texas.

Reunindo os maiores profissionais de Logística dos USA, Douglas Lambert, Bernard LaLonde e Martha Cooper, a INTERLOG USA´96 pode oferecer aos seus participantes uma oportunidade extraordinária, com visitas técnicas nas empresas Kraft Foods, Whirlpool-ERX, Exel, Kroger, Sewell Cadillac/General Motors Dealership, Abbott Laboratories, WalMart, J.C. Penny, Blockbuster Video, Unilever.

J.G.Vantine

folder Interlog´98


PONTO DE VISTA

PONTO DE VISTA – EDIÇÃO: 237

A crise financeira que teve início nos Estados Unidos já afeta grande parte do mercado europeu. O G7, grupo que reúne os países mais industrializados do planeta, se mostram cada vez mais expostos por razões eufóricas decorridos do setor imobiliário americano, que tentou se aproveitar de juros baixíssimos para elevarem potenciais ganhos. Erraram, pois quiseram se aproveitar das medidas do Federal Reserve (FED) que já vinham tentando se recuperar da crise anterior de 2001 das empresas “Pontocom”.

O atendimento ao segmento “Subprime”, pelo setor financeiro, ou seja, clientes de baixa renda que apresentam maior grau de inadimplência, trouxe o colapso mundial financeiro. Assim como um vírus que trafega pela internet, este efeito cascata contaminou grande parte das finanças globais. As empresas atualmente estão paralisadas pela incerteza e pela falta de crédito, onde o planejamento se tornou algo como adivinhação.

Em relação à logística, fazer previsões quanto à demanda, gestão de estoques e traçar estratégias com a crise é uma incógnita mundial. Talvez seja necessário mesclar Michael Porter e Nostradamus para solucionar o problema, senão tratar de investir ou procurar ouro, pois este metal sim, diferentemente das ações, é seu próprio lastro.

Felizmente, alguns países, incluindo o Brasil se municiaram aparentemente com “antivírus” através de programas não fantasiosos, como o PAC por exemplo, que apesar de ainda não ter decolado, traz boas perspectivas, uma vez que se pretende investir em Infra-estrutura, como: portos, malha ferroviária e rodoviária.

Não podemos esquecer que idéias mirabolantes e de ordem política, não agregam em nada em momentos como estes, como por exemplo acordos como a dos presidentes Lula-Chávez-Morales-Correa, estabelecido neste mês de outubro para construção de uma ligação rodoviária La Paz – Caracas, passando por Manaus. Este “projeto” mais parece um filme de ficção do que uma proposta séria. Por decorrência de políticas concretas de crescimento que vem desde a era do presidente Fernando Henrique, para o Brasil abriu-se uma interessante oportunidade para explorar o bom momento da economia, que apesar da crise, se fortalece com a intensa demanda mundial por commodities.

O país parece ter oxigênio para dar continuidade ao processo de melhoria tecnológica e estrutural que vem colocando em prática ao longo dos anos, escapando desta maré que assusta o mundo. Continuar a fazer o que já está dando certo de maneira simples, prática e funcional, com toda a certeza será o melhor pacote Ante Crise!

Gilberto Moreira

IMAGEM