edicao37.compressed

EDITORIAL

Carta ao Leitor

Um tema dos mais atuais vai pouco a pouco ganhando espaço na pauta das entidades e dos profissionais ligados a indústria de bens de consumo, distribuidores e varejistas no Brasil: a ECR – Efficient Consumer Response. Ideia lançada no grande evento anual do FMI – Food Marketing Institute – de tres anos atrás, a ECR pode ser definida como um processo global de otimização de toda a cadeia de atendimento ao consumidor, abrangendo o verejo, os atacadistas, os fornecedores, os transportadores, bancos e portos através do intercâmbio eletrônico de informações, de modo a assegurar ao longo de todo o processo.

A exemplo de outras novidades no campo organizacional que são alvo de grande divulgação, a ECR corre o risco de chegar aos interessados através de apresentações superficiais ou até distorcidas. Para se evitar isso, nada como recorrer a quem realmente conhece estuda o assunto com profundidade, como a brasileira Eliane Pereira Brito, que está por concluir seu PhD na Manchester University, na Inglaterra, e em sua mais recente passagem pelo Brasil escreveu com exclusividade para a Logística Moderna o artigo Efficient Consumer Response: Mudando a Cultura Empresarial.

Nesta mesma linha de demostrar, disseminar e incentivar o avanço tecnológico, a matéria de capa desta edição conta como algumas empresas do setor já estão utilizando a radiofrequência com sucesso na otimização de processo logístico. Também podemos destacar as novidades do FMI e a modernização do sistema de movimentação e armazenagem da Marsil.

Ainda nesta edição

Capa – Hércules, Colúmbia e DDF utilizam radiofrequência no controle de suas operações de movimentação e armazenagem de materiais

Artigo – Efficient Consumer Response, Eliane Pereira Zamith Brito, PhD pela Universidade de Manchester, defende tese sobre o ECR

Movimentação – Novo centro de distribuição da Marsil concilia loja de auto-serviço com moderno sistema de movimentação

Distribuição – Sistema de informações sobre o trânsito pode ajudar os transportadores a evitar congestionamentos

Notas – Política de Transportes e Gestão de Fretes é o tema do próximo Logistran, dia 21 de junho