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EDITORIAL

Carta ao Leitor

Ao mesmo tempo que alguns setores começam a discutir avançadas práticas como ECR – Efficient Consumer Response, visando, entre outros objetivos, maior agilidade nas operações entre fornecedores e a cadeia de distribuição, em São Paulo os embarcadores e transportadores de bens de consumo enfrentam problemas e perdas consideráveis por causa de restrições de tráfego a veículos de carga responsáveis pelo abastecimento do varejo.

Questões como essas sempre estiveram em pauta nas reuniões do CDU – Comitê de Distribuição Urbana, que desde sua criação através da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, em 1992, tem procurado propor alternativas para melhorar o processo de distribuição urbana em São Paulo levando em conta todos os aspectos envolvidos. Uma dessas proposicões foi o desenvolvimento de veículos concebidos e projetados para operações desta natureza, com especificações definidas a partir das necessidades dos usuários. Para que essa proposta saísse do papel era necessário que as autoridades de trânsito flexibilizassem as restrições impostas a determinadas regiões da cidade e que, alguém se dispusesse a investir no desenvolvimento do veículo. As duas coisas aconteceram e assim, o mercado ganha uma nova opção para as operações de distribuição urbana: o VUC – Veículo Urbano de Cargas, idealizado pelo CDU e lançado inicialmente pela SPAL fabricante de refrigerantes Coca-Cola, como mostra a matéria de capa desta edição.

Além da importância do VUC no contexto da complexa distribuição urbana, temo nesta edição uma matéria que mostra a aplicação de recursos da logística num evento esportivo como a Formula 1. Para que toro aquele grande circo funcione com a velocidade e a precisão que exigem as grandes equipes, antes os carros e toneladas de equipamentos, ferramentas e peças tinham que ser transportados, movimentados e armazenados. E isso não possível sem logística. JG Vantine

Ainda nesta edição:

Capa – Adotado inicialmente pelos fornecedores de bebidas, o VUC Veículo Urbano de Cargas tem acesso livre em todas as vias da cidade

Movimentação – Como funcionam as operações de movimentação de equipamentos no GP Brasil de automobilismo

Desenvolvimento Profissional – Área de exposição da Scatech´96 dobra em relação ao ano passado

Logispoit – Amyr Klink abre o Logispoint´96 confirmando que dará a volta ao mundo com mais nove pessoas em nova embarcação

Notas – Estudo realizado pela VANTINE & ASSOCIADOS sugere os caminhos para a integração do Mercosul