VIVENDO A LOGÍSTICA

“DIL (E) MA : QUEM É ? E VAI FAZER O QUE?”

Sou apartidário, gosto de acompanhar política com espírito analítico e crítico. E como todo cidadão, tenho minhas convicções e até esse momento ainda não imagino qual dos candidatos à Presidência da Republica será convertido no nosso Presidente a partir de 01/01/11.

Sobre o candidato José Serra temos total conhecimento da sua história pessoal e pública. O mesmo acontece com a candidata Marina Silva.

No entanto a ex-ministra Dilma Rousseff é uma incógnita, primeiro porque há pouco tempo publicado em seu currículo no site oficial do Governo apareceu um titulo de Dra. Pela UNICAMP, o que foi imediatamente desmentido, depois porque em seu último ato público desmentiu a execução do dossiê em fase de desenvolvimento dentro da sua equipe de campanha. Ora, como pode desconhecer um fato de tal magnitude conduzido por seu braço direito, Fernando Pimentel, Coordenador Geral da campanha. A imprensa brasileira é reconhecidamente séria nas suas investigações e jamais publicaria em detalhes este fato.

Nunca na história deste País tivemos um Presidente que ignorasse tantos e profundos escândalos no Governo como este Presidente Lula, o que obviamente trata-se de uma postura ilusionista suportada por sua política social de “agradar os pobres” (aliás, também homem de total antagonismo, pois na época da campanha que o elegeu pela primeira vez em 1992, criticou duramente o partido do candidato Fernando Henrique que fazia exatamente o que hoje é o seu maior Programa de captação de votos conhecido como Bolsa Família). Veja o link.

Desde que lançada a candidata DILMA para mim é um DIL (E) MA, obscura com seu passado revolucionário que teima em afirmar não ter pego em armas e na sua essência mantém o caráter das suas atitudes em sintonia com o seu“chefe” com pleno alinhamento ao lado esquerdo do mundo (Bolívia, Venezuela, Cuba, Irã, Líbia, etc. todos eles ou com democracia ditatorial ou com ditadura democrática com mandatários prepotentes e amigos de revoluções).

Continua o meu DIL (E) MA para saber o que ela irá fazer: Será continuidade do governo Lula ou sucessora? Até o momento 90% do seu discurso é direcionado para enaltecer o que foi feito pelo seu “chefe” e não o que pretende fazer. Nunca foi submetida ao voto popular, nunca vimos um debate porque ela sempre foge.

E enquanto isso, fugindo da realidade mesmo tendo sido escolhida “Mãe do PAC”, a candidata Dilma tem se preocupado muito mais com o que acontece no mundo do que com os grandes problemas da nossa infra estrutura Logística. O PAC é só bla bla bla, ou seja, o Porto de Santos, entre outros mais, está agonizando no limite da sua capacidade operacional; os principais Aeroportos estão já no limite de alto risco comercial e de geração de acidentes, as Rodovias Federais continuam em péssimo estado e as construções de Ferrovias continuam tão lentas quanto a própria velocidade de um trem com 100 vagões carregados de minério.

Independente de quem seja o candidato eleito, pelo que conheço das minhas leituras de noticias e artigos, o próximo Presidente vai herdar do Lula um Estado inchado, completamente aparelhado por seguidores petistas, e com uma situação de crescimento incompatível com a mobilidade interurbana e internacional que permita movimentar e transportar o volume de carga (Graneis como soja, minério, etanol, e carga geral especialmente as conteinerizadas).

E sendo a candidata do Presidente da Republica, persiste oDIL (E) MA, com a agravante de se tornar um fantoche manipulável. Mudou a estética, mas permaneceram a essência do espírito, as atitudes e o caráter daquela que ficou conhecida como a “Mandona do Governo” como podemos ver abaixo.

JG Vantine
VANTINE SOLUTIONS


PONTO DE VISTA

FERRAMENTA MTM

Taylor foi um dos principais nomes da Administração quando o assunto é o da diminuição de custos através da economia de tempo. A busca de soluções para alcançar maior produtividade á algo corriqueiro e imprescindível nas atividades industriais. O MTM (Methods-Time Measurement), ou seja, Método de Medição do Tempo é atualmente utilizado por profissionais do ramo no mundo todo. É um sistema de tempos pré-determinados que possui na sua base estudos e princípios de Taylor, pai da “Administração Científica . O mesmo foi desenvolvido com a finalidade de analisar qualquer operação manual ou método em seus movimentos básicos requeridos para serem realizados, associando a cada movimento um padrão de tempo pré-determinado que é estipulado pela natureza do movimento e as condições sob as quais é realizada” (Maynard, 1948). Através desta breve teoria sobre o tema MTM, venho trazer uma experiência adquiridas através de parceiros com os quais trabalhei, unindo a teoria com a prática. Certa vez foi desenvolvido um trabalho em uma montadora de motores para caminhões pesados onde o profissional observou a possibilidade de melhorar o método de trabalho em sua linha de montagem. Foi notado que a produção apresentava-se de forma pouco equalizada, ou seja, existia grande variação de produção mês a mês, sendo que em uma determinada área seis funcionários realizavam parte da montagem e atendiam perfeitamente a máxima produção exigida. Porém o que fazer em tempos de baixa produtividade ? Através deste estudo de tempos e métodos foi montado esquemas de trabalho para cada nível de produção aumento atividades de certos funcionários em alguns casos, trazendo a possibilidade de remanejamento dos mesmos para outras áreas de acordo com a necessidade.

Uma solução simples foi identificada, porém embasada em técnicas altamente conceituais, possibilitando geração de valor em relação à motivação dos envolvidos, assim como ganhos de produtividade.

Gilberto Moreira
VANTINE SOLUTIONS

 IMAGEM