VIVENDO A LOGÍSTICA

DESENVOLVENDO A LOGÍSTICA

Entendendo que os programas de desenvolvimento em Logística devesse se multiplicar, desde que suportados pela devida competência, a VANTINE realizou durante maio de 1997 três grandes eventos. O MERCOLOG – Conferência de Logística para o Mercosul que teve foco principal de como superar as assimetrias de Logística entre os Países do Mercosul; O tradicional LOGISPOINT, O Clube dos Profissionais de Logística, que contou com uma palestra com o tema: “Roubo de Carga no Transporte Rodoviário…Quais os caminhos para a prevenção?”; E o LOGISMAM – Simpósio de Movimentação & Armazenagem de Materiais, visando as técnicas corretas de Movimentação & Armazenagem de Materiais, integradas a sistemas de automação, procurando maior competência para a Logística empresarial.

Confira a programação completa nos links abaixo.

MERCOLOG
LOGISMAM
LOGISPOINT

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

CONSTRUINDO O FUTURO

Dias atrás um jovem de 15 anos, o Roger, pegou das mãos do meu amigo Dr.Bonani esta antiga Gillete, e perguntou: O que é isso? Seria cômico se não fosse trágico. Como pode um jovem no primeiro ano colegial não saber do que se tratava? A resposta é simples: O jovem de hoje desconhece a evolução das coisas, seu entendimento é que o mundo começou agora, com celular, internet e claro só conhece aparelho de barbear moderno.

Esse pequeno fato do cotidiano reflete a minha constante preocupação já tratada em outros editoriais sobre a formação dos profissionais em geral e especialmente dos que escolheram ou irão escolher a Logística. Porque assim como outras ciências, Logística é uma evolução contínua e não basta apenas conhecer sistemas como ERP, WMS ou TMS, se não conhecem os processos, métodos e nem mesmo o seu conceito mais adequado de integração sistêmica.

Alerto continuamente para o baixo grau de qualificação destes profissionais e não tenho tido boas experiências ao entrevistar candidatos recém saídos dos vários de cursos de pos graduação em Logística.

Isso pode comprometer a construção do futuro, que não existe sem o conhecimento passado, sem entendimento da evolução e dos impactos das inovações tecnológicas e gerenciais, e nem mesmo sem entender as alterações decorrentes das mudanças políticas e econômicas de um mundo globalizado em continua revolução.

Fica mais uma vez o meu alerta e a recomendação para que os novos profissionais se aprofundem mais nos estudos, pois vivemos a era do conhecimento.

J.G. Vantine

IMAGEM