VIVENDO A LOGÍSTICA

DESAFIOS A VENCER NA LOGÍSTICA NO MERCOSUL

Em 1995, a EAN Brasil era presidida pelo brilhante amigo, Luiz Fernando Novaes, e naquela época já estavam sendo finalizados as discussões sobre os Códigos de Barras EAN13 e o EAN123, bem como o EDIFACT/EDI.

Visionário, o Novaes entabulou uma parceria com a VANTINEpara fazer um completo diagnóstico sobre a Logística no Mercosul (isso há 12 anos). Este trabalho faz parte da nossa história da Logística, e por isso estou disponibilizando nos link abaixo uma entrevista na Revista Automação Comercial.

Entrevista Automação Comercial

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

SEM CAMINHÃO O BRASIL PARA

Não me lembro bem se esta frase foi citada pelos ex-presidentes da NTC&Logística, Geraldo Vianna, Thiers Fattori ou outro líder do setor, mas me lembro que em meados da década de 90 ela foi largamente usada na época em função das ameaças de greves.

Trazendo para os dias atuais, uso a mesma frase no contexto da oferta e procura por caminhões novos, porque as longas filas de espera em 2007 continuam vivas em 2008, e com dois fatores agravantes: 1) A safra recorde na produção agrícola que se espera 40% superior a 2007; 2) Manutenção do aquecimento do consumo entre o final do ano passado e início desse ano, que exigirá mais veículos de cargas para o transporte e distribuição.

Evidentemente é muito difícil para as empresas trabalharem em expansão sem que exista uma estratégia de governo sólida e constante. E, portanto, corremos sérios riscos de vermos reeditados o Apagão Original (energia elétrica) e o Apagão Logístico (já alertado pelo amigo Geraldo Vianna há cerca de três anos).

Vamos nos preparar para buscar solução antes que o pior aconteça.

J.G.Vantine

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