VIVENDO A LOGÍSTICA

COMO PAGAR MAIS E GASTAR MENOS COM TRANSPORTE

Em Junho de 1996 realizamos o Simpósio LOGISTRANS sobrePolítica de Transportes e Gestão de Fretes tendo como tema central “Como pagar mais e gastar menos com transporte”, reunindo grandes nomes no painel dos apresentadores.

Fazendo parte dessa história da Logística no Brasil, em toda minha trajetória sempre fui grande defensor deste pensamento, pois sempre entendi que o transporte foi (e até hoje continua sendo) uma vítima do mau planejamento da distribuição.

É interessante ler o texto abaixo que usei por motivação do evento. Atenção: Ele foi redigido há 12 anos atrás.

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J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

A LOGÍSTICA E O TEMPO

No ano de 1992 numa das minhas viagens à Inglaterra tive um memorável encontro num tradicional clube londrino com meu amigo e celebrado Profº Dr.Martin Christopher, e passamos longas horas conversando sobre Logística e Supply Chain Management, no momento em que ele estava lançando um livro sobre esse tema. E um dos pontos que ficaram marcantes foi a“Compressão do Tempo”, isto é, ele já previa o que está acontecendo nos dias de hoje: Prazos de Entregas cada vez mais curtos, Pedidos cada vez com maior quantidade, maior freqüência de entrega, e consequentemente grandes desacertos na Cadeia de Abastecimentos.

Indo um pouco mais para trás no tempo, me recordo que no início da minha carreira na General Motors do Brasil, já trabalhando na área hoje chamada Logística (anteriormente Controle da Produção e Materiais) fazíamos semanalmente a denominada reunião “FORECASTING MEETING”, com a participação da Produção, Suprimentos e PCP, e tínhamos como objetivo os ajustes para compatibilidade entre demanda de mercado/capacidade de produção/fornecimento de peças e componentes, por mais que se busque atualmente a solução integrada e por mais que se disponham de poderosos sistemas de gestão, bem como técnicas (como S&OP) observamos que a gestão da Cadeia de Abastecimentos está cada vez mais improdutiva.

Depois de muito analisar esta situação, concluo que os dois principais fatores que contribuem para esta realidade são:

  • Os processos foram redesenhados para atender essa realidade;
  • A qualificação dos profissionais de Logística é inversamente proporcional ao grau de exigência do mercado.

Em conclusão, volto a sugerir profunda reflexão na relação entrePROCESSO-PESSOA-SISTEMA, pois os fatores decorrentes da “Compressão do Tempo” e da inversão desta relação (colocando sistema em primeiro plano) são os principais causadores intervenientes desta situação de descontrole na relação CUSTO x SERVIÇOS.

J.G.Vantine

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