VIVENDO A LOGÍSTICA

EM BUSCA DO CONHECIMENTO

No ano de 86, tínhamos poucas informações sobre a teoria e a prática da Logística. Apesar de ter recebido formação profissional em empresa americana, a General Motors, sempre entendi que a Europa me traria mais experiência, devido a aspectos de similaridade com o Brasil. Como vimos na edição nº 20 do VANTINEWS, escolhi inicialmente a França, e depois começamos a explorar outros países.

Um fato marcante desta época é que realizei uma “mini missão” técnica, levando um pequeno grupo de brasileiros para visitar o Salão da Logística, em Paris. Entre os companheiros de viagem estavam Sérgio Kano (à época, da Cia Hering, e atualmente presidente do Porto de Suape), Maks Behar (fundador e ainda presidente da Skam) e César Canozo (pioneiro na fabricação de paletes PBR). E é César quem conta um pouco desta história.

“Em 86, já reconhecendo no Vantine uma expressão notória da área de movimentação e armazenagem, acompanhei-o em uma viagem à Europa, em busca de conhecimento. Visitamos oSalão de Logística, em Paris, uma experiência muito rica através da qual pude conhecer muitas inovações, utilizando sempre as explicações técnicas do Vantine.

Pegamos o TGV e fomos visitar o Porto de Lê Havre, um dos maiores portos de contêineres da Europa, cenário do famoso desembarque do“Dia D”, no fim da 2ª Guerra Mundial. De lá, fizemos uma espetacular viagem de trem até Milão, de onde partimos para a cidade de Torino, com o objetivo de visitar a indústria de aviões AMX, feito em parceria com a Embraer. Seguimos então para Frankfurt, onde visitamos o maior terminal de carga do mundo, da Lufthansa. Passamos por todas as operações, incluindo o carregamento de um Boeing 747 com 110 toneladas de carga. Lá, vi pela primeira vez a utilização do código de barras.

Enfim, esta viagem foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora, que me acrescentou conhecimento e vivência profissional. E mostrou também que a VANTINE está diretamente sintonizada com as novidades da Logística mundial para oferecer a seus clientes o que há de mais moderno. Por isso, posso afirmar que o Vantine e a VANTINE são a referência da Logística no Brasil”.

É isto aí. Sempre entendemos que nosso negócio é o conhecimento e que, além de sermos pioneiros, fazemos questão de estarmos sempre na vanguarda.


PONTO DE VISTA

EM BUSCA DO CONHECIMENTO

Nos últimos meses, a mídia especializada e até mesmo a grande mídia (a exemplo da revista Exame, de 04/06/04, páginas 110-101), tem publicado matérias sobre a “etiqueta inteligente” ou “smart tag”, tida como a sucessora do código de barras.

Conhecida pela sigla RFID (Radio Frequence Identification), na verdade é muito mais do que a sucessora do código de barras, pois contém mais tecnologia, permite maior armazenamento de informações e dispensa a leitura física com coletores de dados.

Na realidade, a tecnologia não é tão nova, mas sim, sua aplicação na Logística, que aqui no Brasil tem sido realizada em testes pilotos pela Unilever e pelo Pão de Açúcar, entre outras, num ciclo pequeno do abastecimento. Certamente, estas etiquetas, em curto espaço de tempo, serão amplamente utilizadas na gestão automática das informações ao longo da cadeia de abastecimento, principalmente entre fornecedores e varejistas. Seu custo ainda inviabiliza grandes projetos, mas a história mostra que a redução de custo em tecnologia é inversamente exponencial ao volume de sua aplicação.

Apostamos nesta tecnologia, mas alertamos a todos para que tenham cautela, de forma que isto venha agregar valor através do aumento do nível de serviço e da redução dos custos logísticos.

IMAGEM