VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO

A organização das requisições de produtos leva ao equilíbrio entre a capacidade da fábrica e as necessidades da distribuição. Quando instáveis ou descoordenados, os pedidos de reposição podem onerar a produção, prejudicando o seu desempenho.

As empresas tentam manter o nível total de estoques de acordo com as vendas projetadas para determinados períodos. Esse esquema, no entanto, pode falhar, no caso de oscilações de curto prazo. Vem daí a necessidade de se manter quatro tipos de estoques, sejam eles de matéria-prima ou produtos finais:

        estoques em processo: divide-se, geralmente, em duas categorias. A primeira é o estoque necessário devido ao tempo tomado pelas operações. A segunda é o estoque em trânsito, necessário devido ao tempo tomado pelo transporte.

        estoque em ciclos ou formado pelo tamanho dos lotes: são mantidos sempre que a empresa produz, remete ou compra um item em lotes maiores do que o necessário a seus objetivos imediatos.

        estoque de se segurança: necessários para absorver as variações inesperadas que ocorrem na distribuição e na operação do sistema.

        estoques sazonais: necessários à absorção da diferença entre o padrão previsível de procura no tempo e a capacidade de produção da empresa.

Nos quatro casos, a redução da quantidade de itens estocados a nível inferiores às necessidades da empresa poder comprometer o desempenho e segurança da empresa. Sua manutenção a níveis elevados, porém, pode gerar custos desnecessários. A obtenção do ponto de equilíbrio entre as duas pontas será estudada no tópico 4. Outro fator que beneficia a produção é a administração integrada dos armazéns de distribuição – pois, nesse caso, é possível conhecer a quantidade total de determinado item em estoque e programar sua fabricação de maneira mais ordenada. De qualquer maneira, é importante destacar que, mesmo com a adoção de técnicas de planejamento, o sistema de produção deve ser flexível para se adaptar ás oscilações dos pedidos – envolvendo, quando necessário, até sistemas de computadores com controle numérico. Se rígido, ele pode ocasionar a inflexibilidade na utilização das máquinas e a manutenção de uma carga uniforme para cada linha. Com isso, provocará atrasos nos serviços ou acúmulo de estoques indesejáveis, comprometendo os custos e os prazos de todo o sistema de logística.

PONTO DE VISTA

OPORTUNIDADES NA INTERIORIZAÇÃO DA LOGISTICA

A DHL SOLUTIONS inaugurou ontem, dia 28 de junho, um novo centro de importação, armazenagem e distribuição na cidade goiana de Anápolis. Conforme afirma Francisco Tabajara, Diretor Geral da DHL SOLUTIONS para a América Latina, “No centro do país, Anápolis se transformou em um importante pólo logístico, e o novo centro de distribuição fará parte da oferta de soluções da DHLSOLUTIONS a partir de agora”.

A ROCHE BRASIL concorda com este parecer e é o primeiro cliente da DHL , inaugurando também um período de atividades neste local.

A brilhante cerimônia de inauguração contou com amigos, clientes e autoridades estaduais e municipais. A nós da VANTINE SOLUTIONS , muito nos honra o fato de termos participado deste evento, como um marco da interiorização da Logística no Brasil, porque concordamos com a decisão e com a situação, em função de fatores conjunturais.

A visão estratégica de Logística, especialmente da Distribuição Física (Armazenagem, Transporte) nacional, deve compor-se de outros elementos além das atividades operacionais e respectivos custos.

O Estado de Goiás tem procurado há anos, tornar-se mais competitivo, com programas voltados para a indústria; especialmente nos últimos seis anos, a visão do Poder Executivo tem sido focalizada de forma segmentada se amoldando assim aos interesses e peculiaridades de cada parte. Além do mais, o objetivo é louvável também porque a filosofia do governo do estado é, em primeiro lugar não atrapalhar o esforço produtivo e, em segundo, ajudá-lo.

Goiás está alinhado com a visão política e estratégica que determinou a mudança da capital do país para Brasília, na mesma área geográfica. Fortalecer o desenvolvimento da área para este fim significa utilizar seu potencial e vocação de forma racional e inteligente, dentro das regras e legislação vigente, o que assegura ao investidor e aos clientes, que de fato, as operações via este estado, sejam racionais e seguras, sem riscos de interrupções devido a eventuais impedimentos legais.

Entre outras oportunidades, Goiás pode ser utilizado como porta de entrada do Norte para o Sul e Sudeste, como ponto de internação de produtos importados, complementando as atividades portuárias com suas instalações de Porto Seco, e a partir do Sudeste , o atendimento dos estados interiores e regiões remotas. Goiás tem incentivos, terreno, mão-de-obra, universidades, infra-estrutura de comunicações, rodovias, ferrovias em uso, ferrovias em projeto e tem o ponto. Agora tem DHL SOLUTIONS . Boa sorte!

 

C.B.Marra