VIVENDO A LOGÍSTICA

JORNAL DA LOGÍSTICA – EDIÇÃO 4

Leia na íntegra a Edição nº 4 do Jornal da Logística de Maio de 1991, a primeira publicação da Logística do Brasil.CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA LOGÍSTICA.

Jornal da Logística Nº 4 (clique aqui)

J.G.Vantine.


PONTO DE VISTA

“OPERADOR LOGÍSTICO X TRANSPORTADOR” ALIADO OU INIMIGO

Um tema extremamente importante para reflexão nesse fim de ano, visando uma projeção em 2006, é saber a diferença entre OPERADOR LOGÍSTICO e a EMPRESA DE TRANSPORTE DE CARGA, isso porque observamos ao longo do tempo uma certa confusão por parte dos embarcadores.

Afinal, OPERADOR LOGÍSTICO x EMPRESA DE TRANSPORTE DE CARGA: SÃO ALIADOS OU INIMIGOS? Na verdade, essa é uma pergunta que não faz muito sentido, dado que a Empresa de Transporte de Carga tem vocação direcionada exatamente para transportar e distribuir, ao passo que o OperadorLogístico tem o seu foco direcionado para a gestão dos processos logísticos, que inclui o transporte.

O Brasil teve sua primeira empresa de Operação Logística em 1988, uma empresa que talvez a maioria não se recorde, denominada   BRASILDOCKS, originada do grupo Pirelli. Essa empresa funcionou até meados de 1992 e a partir daí surgiram inúmeras empresas, claro que, algumas entram no mercado, outras saem, algumas crescem, outras diminuem, mas de fato são duas empresas que se complementamOs Operadores Logísticosvocacionados para gestão de processos, dando a sua empresa e ao embarcador o conceito de terceirização completa desde a produção até o Cliente final ou desde o fornecedor até a produção. De outro lado, à empresa deTransporte, eu recomendaria que procurasse investir sempre em cima de transporte, e se quiser ter uma atividade de gestão logística monte uma subsidiária, uma empresa de operação logística, mas não busque a atividade de Operação Logística em cima da empresa de transporte.

ISSO É UM ERRO QUE PODE SER FATAL, VOCÊS SÃO ALIADOS!

J.G.Vantine.