VIVENDO A LOGÍSTICA

EUROLOG´89 – PRIMEIRA MISSÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM LOGÍSTICA

Dando continuidade as visitas técnica na Holanda, pela EUROLOG´89, tivemos ainda as seguintes empresas:

HOLANDA

HEINEKEN : A marca HEINEKEN sempre foi uma das mais vendidas na Europa, e devido a sua qualidade e também a sua excelente estratégia de marketing sempre possuiu um sistema de abastecimento e distribuição altamente competitivo. Já nos anos 80 quando ainda se iniciava a utilização de satélite militar, liderados pela OTAN para uso civis e pacíficos, aHEINEKEN foi a primeira a aplicar esta tecnologia na Logística.

Desenvolveu um software que estabeleceu conectividade entre PRODUÇÃO > VENDAS > ENTREGA , ou seja, “o Estado da Arte da Gestão integrada da Logística”: Os caminhões saiam da fábrica com um “mix” de cargas estatisticamente pré-definido pelo histórico de vendas da rota pré-determinada, e conforme os pedidos iam sendo tomados através do “CALL CENTER”, e o mesmo diretamente pelo telefone celular ao motorista, estes eram retransmitidos ao veículo e fazia portanto, a roteirização em tempo real.

TUDO ISSO EM 1989 , podendo se classificar como “ Delivery On Time” ou mesmo “ On Route On Time”. Observe que agora em 2005 as nossas empresas começam a utilizar esta tecnologia que lamentalvemente no Brasil entrou pela porta de trás: Prevenção contra roubo de carga.

PORTO DE ROTERDAM : Cerca de 30% do Produto Interno Bruto da Holanda é oriundo do setor de Logística e Transporte. O PORTO DE ROTERDAM tem uma longa história de “Hub” da Europa do Norte, e por conta disso e até mesmo pelo histórico dos holandeses na navegação,ROTERDAM não parou no tempo, e se transformou no maior e mais competitivo terminal portuário do mundo. Enquanto no Brasil nos tínhamos a PORTOBRAS, estatal pesada e de elevado custos, ROTERDAM já operava o moderno modelo de concessão, e esta visita técnica se deu no ECT – EUROPEAN CONTAINER TERMINAL , empresa privada. Além disso, na visita pudemos observar o excelente planejamento de operação através da Telemática, com sistema de gerenciamento de pátio interligado por seqüência através de antenas, e dando portanto, alta velocidade nas operações de carga e descarga, porque o navio com data prevista, já se fazia o plano de carga do mesmo, a alocação dos containeres, e a separação dos mesmos que são direcionados ao navio previamente. A TECNOLOGIA E A ALTA PRODUTIVIDADE PORTUÁRIA.  

DE ROOY : A maior empresa de transportes da Holanda com o grande Departamento de Engenharia que desenvolvia projetos especiais de veículos de acordo com a aplicação. A Legislação Européia de transporte em 1989, passava por algumas transformações profundas em função da unificação européia que ocorreria anos após. A DE ROOY, desenvolveu projetos especiais de veículos para transporte de container da KLM que permitiu aumentar a capacidade operacional de suas aeronaves. Esta visita a DE ROOY, além de trazer aos participantes da EUROLOG´89, também serviu para aumentar minha motivação no desenvolvimento do SIDER , do VUC e até hoje consolida a minha tese do desenvolvimentoe aplicação de veículos específicos em frotas dedicadas.

Aqui encerramos a descrição das visitas técnicas na EUROLOG´89 e partir da próxima edição vamos descrever os seminários técnicos.


PONTO DE VISTA

GESTÃO LOGÍSTICA PARA O NATAL

Todos nós temos comentado rotineiramente que o tempo passa muito depressa, e é verdade. Já estamos daqui a pouco ouvindo novamente “Dingo Bel”, daqui a pouco começamos a ver o Papai Noel, e novamente nós temos o grande pico de vendas de Natal . Ele representa, para nós que trabalhamos com Logística, umaGESTÃO ESPECIAL , porque, obviamente, gera um consumo muito grande, e nós sabemos que os produtos são de alto consumo, e os modelos de produção, ou seja, os processos produtivos não permitem uma produção “Just Time”.

No entanto, como isso é repetitivo, todo o ano acaba acontecendo,ficam aqui algumas sugestões, que vocês podem analisar durante esse processo de final de ano, para que apliquem algumas novas técnicas no próximo ano. Por exemplo,aqueles processos produtivos que permitem o chamado conceito “ Postponement ”, no qual se conduz a produção até um determinado ponto, não ainda até o produto final, deixando que seja feito o acabamento na parte final do processo

produtivo, no momento que a demanda acontece.

O segundo ponto está na Gestão da Logística,principalmente no foco específico do estoque , porque nós sabemos que para a equalização da capacidade de produção versus a capacidade de escoamento e a demanda de mercado, nós temos sempre nessas demandas oscilatórias de Natal, uma diferença muito grande . A Gestão de Estoque nesse ponto é muito importante, de maneira tal que haja uma melhor economia, no aspecto de estoque de matéria prima, insumo, material de embalagem, e estoque de produtos acabados .

Lembrem-se: O estoque de produto acabado carrega o maior percentual e a maior quantidade do custo logístico.

Um bom Natal Logístico!

J.G.Vantine