VIVENDO A LOGÍSTICA

UM ESPAÇO PARA RESGATAR HISTÓRIA

Ao criar a newsletter Vantinews, uma de nossas intenções é resgatar a história da logística no Brasil, sua evolução, os vetores do seu crescimento, com base na experiência viva de mais de 30 anos. Queremos prestar um serviço de informação e formação dos profissionais que já atuam na área, daqueles que estão chegando e dos que estão por vir. Tive o privilégio de fazer parte desta história desde seu primeiro capítulo e creio que é nosso dever compartilhar estes conhecimentos com as atuais e futuras gerações.

Este espaço tem também o objetivo de transmitir aos novos profissionais deste segmento que só cresce uma visão da logística brasileira, que é recheada de particularidades, embora seguindo principalmente as tendências dos Estados Unidos. E foi justamente uma empresa americana que me deu a oportunidade e a sorte de estar no lugar certo e na hora exata para iniciar minha carreira nesta fascinante especialidade que ainda estava para nascer.

Em dezembro de 1972, fui contratato como trainee no então departamento de Supply da General Motors em São José dos Campos. Àquela altura, o termo logística ainda não era utilizado nas indústrias. Somente no ano seguinte, em viagem à sede da empresa em Detroit, tive meu primeiro contato com este conceito, que era debatido pelos engenheiros americanos. Imediatamente, me filiei ao Institute of Logistics Engineers.

De volta ao Brasil, fui incumbido do primeiro desafio que inseria a logística como a ciência da solução de problemas de layout, fluxos de materiais e processos industriais – algo que já ia muito além do modo simplista com que muitas empresas e profissionais, três décadas depois, ainda taxam a logística, como sinônimo de transporte e distribuição. Sobre aquele primeiro projeto e sobre os principais passos que fizeram esta especialidade se tornar muito mais abrangente, qualificada e valorizada no Brasil, nós falaremos nas próximas edições..


MERCADO

NTC FORMA CONSELHO DE LOGÍSTICA COM NOMES DE PESO

O presidente da NTC&Logística, Geraldo Vianna, nomeou alguns dos mais importantes nomes da logística no país para o Conselho Consultivo da entidade. O novo órgão, presidido pelo próprio Vianna foi criado por ocasião da reforma estatutária aprovada pelo Conselho Superior (que mudou a denominação da NTC, acrescentando-lhe o termo “e Logística”).

O Conselho vai subsidiar a entidade no desenvolvimento de ações para a melhoria das atividades desse segmento. Entre os conselheiros nomeados encontram-se presidentes de entidades, empresários, executivos, especialistas, consultores, economistas, professores e representantes do governo.

Fazem parte do órgão José Geraldo Vantine, Carlos Alberto Mira, Domingos Fonseca e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes Keiji Kanashiro, entre outros nomes.

Segundo o presidente Geraldo Vianna, para formar o Conselho Consultivo de Logística, “a entidade foi buscar de imediato os principais nomes com atuação nesse segmento”. O Conselho ainda poderá receber novos membros, nomeados pelo Vianna, a partir de indicação dos conselheiros, a quem caberá também eleger o coordenador e o secretário para o novo órgão.

Fonte: NTC – 9/3/2004

 

IMAGEM