VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICONO BRASIL

As premissas estudadas, citadas na edição anterior, têm importância particular no cenário brasileiro. Dada às dimensões continentais do país e as distâncias que muitas vezes separam os centros produtores dos consumidores, a estratégia para distribuição é fundamental .

Além de proporcionar maior velocidade no escoamento da produção, acarreta uma redução de custos que pode contrabalancear os constantes aumentos dos preços de combustíveis e autopeças.

O efeito mais visível na implantação do Projeto Logístico na produção é o aumento da produtividade que também acabafuncionando como um amortecedor aos aumentos salariais. No entanto, ele funciona como uma proteção contra as oscilações de demanda , tão comuns no mercado nacional. De outro lado, sua flexibilidade permite , também, segurança quanto à manutenção dos níveis de estoques – sejam eles de matéria- prima ou produtos finais – mesmo em caso de greves, paralisações ou interrupção no abastecimento.

Na área de suprimentos , o projeto temimpacto direto na relação cliente/ fornecedor . Ao aumentar a agilidade na transmissão da informação e nas operações de carga e descarga dos produtos pedidos,repercute no nível de eficiência do primeiro enos custos do segundo. A partir daí, é possível ao cliente, pleitear um tratamento preferencial negociando vantagens como redução de custo, prazo de entrega ou periodicidade no atendimento.

Por permitir o controle dos estoques de matéria prima de acordo com as necessidades da produção, também aqui o Projeto Logístico funciona como uma proteção às crises no abastecimento.

Continuamos na próxima edição!


PONTO DE VISTA

PALOCCI, POLÍTICA E LOGÍSTICA

Na história contemporânea do Brasil , registra-se a maior , a mais complexa e mais enigmática crise política . Um show de mentiras, de personagens fantasiados e um verdadeiro novelo de lã onde ninguém sabe encontrar as pontas.

Percebe-se uma verdadeira teia ligando os fatos dos últimos quatro anos que acabou estabelecendo uma ramificação naquele, que até agora tem sido o “Fiel depositário da seriedade do Governo Petista; Antonio Palocci, Ministro da Economia” . Na última sexta-feira foi acusado por um ex-assessor quando então prefeito de Ribeirão Preto, que járecebia um “Mensalão” de R$50 mil , de uma empreiteira local. No Domingo trouxe uma excelente configuração política para o paísmediante profundo pronunciamento e entrevista do Ministro, que demonstrou liderança de estadista , ao contrário do Presidente Lula acovardado nas alcovas dos palácios.

Esse pronunciamento já mostrou na segunda-feira que seguramente a economia Brasileira e o meio empresarial demonstram maturidade , não apresentando nenhum abalo sísmico , ao contrário de até crises menores do passado.

E isso é muito bom para a Logística, poissignifica que não haverá desaquecimento e conseqüentemente não haverá impacto em nenhuma operação de transporte e de armazenagem , e seguramente recomendo que as empresas afiem seus instrumentos para uma Logística Competitiva, pois estamos no segundo semestre e já nos preparamos para o maior pico de demanda anual que é o Natal.

PREPAREM-SE PARA O MELHOR !