VIVENDO A LOGÍSTICA

EUROLOG´89 – PRIMEIRA MISSÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM LOGÍSTICA

Continuando o descritivo histórico da primeiraEUROLOG´89, realizada em 16/setembro à 01/outubro de 1989, temos em destaque 2 Seminários de extrema importância e que ainda hoje 15 anos depois se mantém “up-date” para o Brasil.

Na França, realizamos um Seminário dado pelo Sr.Michel Daniel, Diretor Geral CHEP França, empresa de origem australiana, posteriormente transferida para Inglaterra, e pioneira na gestão e operação Pallet-Poll. Nesta oportunidade, aqui no Brasil havíamos recém criado o GPD – Grupo de Palete de Distribuição , sob iniciativa daVANTINE e da ABRAS– Associação Brasileira de Supermercados. Na Europa o sistema de Pool de Paletes já existia desde o início dos anos 50, administrado por uma aliança entre as ferrovias francesa e alemã, utilizando-se dopalete padrão EUR 800×1200. Esse padrão serviu de inspiração para que no Brasil fizéssemos o Palete PBR .

Importante ressaltar, que o palete EUR – ISO 2, já vinha de uma “Standard” do transporte ferroviário, acontece que a Grã-bretanha trabalha com o chamado ISO 1 1000×1200, e em meados dos anos 80, estava surgindo um terceiro padrão na medida 1100×1100, gerado como decorrência do Container ISO 20 pés, sendo que este último acabou não se transformando num “Standard”. Durante os debates nesta palestra, pudemos avaliar que no setor de Logística e Transportes da Comunidade Européia em fase de formação final, com sede em Genebra, caminhava para a direção que acabou por prevalecer, de manter os 2 padrões, uma vez que a Inglaterra se negou utilizar a dimensão 800×1200. A própria CHEP desenvolveu naquela oportunidade a sua estratégia para manter os 2 padrões. Trazendo para nossa realidade dentro do GPD, o Brasil não tinha nenhum padrão e chegamos a contabilizar mais de 1000 dimensões diferentes. Tendo portanto a oportunidade de criar um único modelo, que acabou sendo o PBR 1000×1200.

Na próxima edição encerraremos contando sobre o Seminário da Holanda. Até lá!!!


PONTO DE VISTA

“BR 163 FRUTO DE ESTRATÉGIA”

De acordo com a visão de planejamento estratégico , principalmente direcionado a Países ou Estados ou cidades, nós sabemos queao longo desses últimos, talvez dois milênios as infraestruturas , os fatos, as cidades, as fundações, novos portos, novas cidades foram ocorrendo por conquistas ou por acaso .

Porém, nesse século XXI , toda expansão de país no caso específico do Brasil precisa merecer uma visão estratégica . E nesse ponto eu coloco uma iniciativa que durou longo tempo que parece que agora começa a sair do papel que é aBR 163 . Uma estrada fundamental para o desenvolvimento do nosso país . Uma estrada que vai dar uma enorme economia, principalmente em frete para o transporte de grãos, e certamente fará uma ligação importante, entre a região sul, e sudeste e a região norte.

E interessante deste processo que o governo foi bastante hábil em criar o plano BR 163 . Um plano sustentável que prevê ações e melhorias de portos fluviais, aeroportos estímulo na industrialização de vários produtos daquela região, portanto o asfaltamento é a espinha dorsal de uma estratégia muito mais ampla, que vai permitir que finalmente que a BR 163 esteja inserida no contesto da evolução do desenvolvimento econômico no nosso país.

Uma estrada que tem um conteúdo logístico excepcional, e somente as gerações futuras estarão vendo o quanto a BR 163 chega tarde, porém chegou!

J.G.Vantine