VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO

Em 1992 publiquei uma série seqüencial de artigos sobre o tema SISTEMA LOGÍSTICO, no jornal do Estado de São Paulo.

A partir desta edição, você terá oportunidade de ter a cada semana um artigo, e ao final terá a coletânea completa.

Sistema Logístico – Parte VII

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

LOGÍSTICA NO PAÍS DO CARNAVAL

Grande parte dos brasileiros sempre comenta até mesmo em tom pejorativo que “o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval”. Eu não concordo! Pode até ser alguma coisa ligada com o passado, senão vejamos:

  1. Desde que o Brasil entrou no mercado competitivo internacional, passou a entender que o comércio e a logística não possuem fronteira e nem calendário;
  2. Todos os países que possuem feriado não são mais e nem menos do que no Brasil, e muitos deles também correspondem às festas populares;
  3. Uma festa popular como o Carnaval movimenta milhões de reais e gera milhares de empregos, isso fora a entrada de milhões de dólares de turistas internacionais.

Para nós de Logística, o Carnaval corresponde a um dos mais importantes picos de vendas para uma grande quantidade de produtos, exigindo eficácia na produção, na armazenagem e na distribuição para abastecer os milhões de consumidores em todo território nacional.

E se quisermos fazer uma alusão À LOGISTICA DO CARNAVAL, faça uma reflexão sobre a montagem inicial até o desfile de uma escola de samba da magnitude das cariocas e paulistas.

Carnaval não é somente uma festa, é um evento popular que exige demanda e logística eficaz.

 J. G. Vantine.

Veja matéria publicada no Jornal Gazeta Mercantil