IMESB-1ª-JORNADA-DE-LOGÍSTICA-DE-BEBEDOURO

JG Vantine, presidente da Vantine Consultoria, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra no IMESB – Instituto Municipal do Ensino Superior de Bebedouro, em Bebedouro, 08 de Junho de 2005.

LOGISTICA NO BRASILAGENDA

PRINCÍPIOS E EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” –  Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi à integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

DEFINIÇÃO E CONCEITOS

LOGÍSTICA: “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”. (Council of Logistics Management, 1998)

ÁGIL OU ENXUTO?

“ENXUTO” TRABALHA MELHOREM ALTO VOLUME, BAIXA VARIEDADE E AMBIENTES PREVISÍVEIS.

“AGILIDADE” É NECESSÁRIA EM AMBIENTES MENOS PREVISÍVEIS, EM QUE A DEMANDA POR VARIEDADE É ALTA.

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: …é a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros. [The International Center for Competitive Excellence, 1994] [Global Supply Chain Forum, 1998]

ECR: EFFICIENT CONSUMER RESPONSE – ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL

GESTÃO

CENÁRIOS: VIVEMOS UMA ERA DE VARIÁVEIS INCONSTANTES E PREMISSAS FLUTUANTES à àAPESAR DISSO TEMOS QUE NO MÍNIMO ERRAR MENOS! (ONE DAY LONG RANGE PLAN)

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Imagens e textos no PDF acima                                                        

INFRA -ESTRUTURA

PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TEM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !” Eric Hoffer

VANTINE A MELHOR SOLUÇAO EM LOGISTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT