VIVENDO A LOGÍSTICA

DÉCADA DE 90: A MAIS IMPORTANTE

Na edição passada, iniciamos a história da Evolução da Logística pela nossa visão na década de 90. Nos dias 15 e 16 de fevereiro daquele ano, eu já entendia a necessidade da junção de LOGÍSTICA & MARKETING (conforme artigo da edição passada) e, em parceria com a IMC International, realizamos o III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA com o tema SERVIÇO AO CLIENTE: A ESTRATÉGIA COMPETITIVA DOS ANOS 90.

A Íntegra da programação você pode acessar no limk abaixo.

Logística & Marketing

J.G.VANTINE


PONTO DE VISTA

ESTRATÉGIA & LOGÍSTICA PORTUÁRIA

Segundo dados da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), o Porto de Santos recebeu cerca de US$ 1 bilhão de investimentos nos últimos 10 anos, a partir da chamada “LEI DOS PORTOS”(Lei 8630-93).

Em 2005, o Porto de Santos movimentou pouco mais de 70 milhões de toneladas, evidentemente graças ao grande aumento das exportações.

Outra razão para o aumento da movimentação do Porto de Santos foi a utilização da cabotagem, que em 2005 respondeu por 8% do total registrado pela CODESP, que operou 1 milhão de TEUs, representando aumento de 21% em comparação a 2004. Espera-se um aumento de 50% para 2006, como decorrência de redução de 50% nas tarifas portuárias. Um dado interessante, que contribuiu para o aumento da conteinerização, é o crescente aumento de carga tradicionalmente “granelizada” que passou a ser transportada em contêineres, como : açúcar, suco de laranja e produtos siderúrgicos.

Desta forma, neste início de 2006 seria muito conveniente, a partir do sucesso que tem tido o Porto de Santos, que o Ministro dos Transportes elaborasse um PLANO ESTRATÉGICO DE POLÍTICA PORTUÁRIA,olhando o Brasil para os próximos 10 anos, em sintonia com a dinâmica da geografia global e as estratégias das companhias de navegação, pois, inegavelmente, aRevolução dos Mares já comecou.

TRATAREMOS DESTE ASSUNTO NA PRÓXIMA EDIÇÃO.

J.G.VANTINE