VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO

Em 1992 publiquei uma série sequencial de artigos sobre o tema SISTEMA LOGÍSTICO, no jornal do Estado de São Paulo.

A partir desta edição, você terá oportunidade de ter a cada semana um artigo, e ao final terá a coletânea completa.

Sistema Logístico – Parte II

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

LOGISTICA FISCAL

Hoje nos vamos tratar de um neologismo na área de Logística. Neologismo é toda a palavra ou expressão que é incorporada à linguagem no caso nosso o português. Esse neologismo é Logística Fiscal que alguns chamam também de Logística Tributária, isso obviamente no bojo do ambiente macro da mídia, que excita muito a reforma tributária e reforma fiscal. Mas eu prefiro ficar com a expressão Logística Fiscal que na verdade ela trata exclusivamente de impostos, e nem todo tributo é imposto como você bem sabe.

A Logística Fiscal está atrelada e cada vez mais importante as políticas Estatuais, são decisões Estatuais desde o Espírito Santo em 1970 criando o FUNDAP, passando pelo estado do Pernambuco alguns anos atrás criando condições especiais, passando por Goiás, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná, que são Estados que não obstante a crítica tenha chamado de GUERRA FISCAL, não, eu diria que isso são defesas próprias dos Estados.

O que eu alerto a você Profissional de Logística para que sua empresa melhore a sua performance de modelagem de distribuição, é que você possa avaliar a composição de custo. Por exemplo: Uma indústria do Vale do Paraíba importa matéria prima do hemisfério Norte via Porto do Itajaí. Transfere essa mercadoria depois de 6 dias a mais “lead time” para a região do Vale do Paraíba, produz o produto acabado vai ao para o Estado de Minas Gerais e ali é distribuído para o resto do Brasil.

Se você lá no ponto de vista puramente Logístico é mais custo, é mais tempo, mais inventário, mas na equação final, ou seja, esse “trade off” troca compensatória ela é vantajosa.

J.G.Vantine.