VIVENDO A LOGÍSTICA

1989 – NASCE A LOGÍSTICA INTEGRADA NO BRASIL

No Vantinews nº 89, historiamos o surgimento do Operador Logístico e do conceito de Logística Integrada no Brasil. Chamamos a atenção de você, Profissional de Logística, para que entenda claramente o significado conceitual deLOGÍSTICA INTEGRADA . Isto porque nos dias de hoje é muito comum enxergar nas entradas, grandes quantidades de caminhões com a denominação de LOGÍSTICA INTEGRADA .

Na verdade, LOGÍSTICA INTEGRADA refere-se aPROCESSOS e não OPERAÇÃO, conforme você pode ver no diagrama abaixo

ESPERO QUE A LEITURA DESTA HISTÓRIA, POSSIBILITE QUE SEU PERFIL DE ENTENDIMENTO SOBRE LOGÍSTICA INTEGRADA PERMITA SOLUÇÕES COMPETITIVAS MAIS ADEQUADAS AO DESEMPENHO DE SUA EMPRESA.

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

“OPERADOR LOGÍSTICO X TRANSPORTADOR” ALIADO OU INIMIGO

Um tema extremamente importante para reflexão nesse fim de ano, visando uma projeção em 2006, é saber a diferença entreOPERADOR LOGÍSTICO e a EMPRESA DE TRANSPORTE DE CARGA , isso porque observamos ao longo do tempo uma certa confusão por parte dos embarcadores.

Afinal, OPERADOR LOGÍSTICO x EMPRESA DE TRANSPORTE DE CARGA: SÃO ALIADOS OU INIMIGOS? Na verdade, essa é uma pergunta que não faz muito sentido, dado que a Empresa de Transporte de Cargatem vocação direcionada exatamente para transportar e distribuir, ao passo que o OperadorLogísticotem o seu foco direcionado para a gestão dos processos logísticos, que inclui o transporte.

O Brasil teve sua primeira empresa de Operação Logística em 1988 , uma empresa que talvez a maioria não se recorde, denominadaBRASILDOCKS, originada do grupo Pirelli. Essa empresa funcionou até meados de 1992 e a partir daí surgiram inúmeras empresas, claro que, algumas entram no mercado, outras saem, algumas crescem, outras diminuem, mas de fatosão duas empresas que se complementam. OsOperadores Logísticos vocacionados para gestão de processos, dando a sua empresa e ao embarcador o conceito de terceirização completa desde a produção até o Cliente final ou desde o fornecedor até a produção. De outro lado, àempresa deTransporte , eu recomendaria que procurasse investir sempre em cima de transporte, e se quiser ter uma atividade de gestão logística monte uma subsidiária, uma empresa de operação logística, masnão busque a atividade de Operação Logística em cima da empresa de transporte.

ISSO É UM ERRO QUE PODE SER FATAL, VOCÊS SÃO ALIADOS!

J.G.Vantine.