VIVENDO A LOGÍSTICA

INTERCAMBIALIDADE DE PALETES NA DISTRIBUIÇÃO

Como você já leu em edições passadas, em 1990 terminei o projeto PBR – Palete Brasileiro Padrão, depois de 2 anos de estudos e discussões com todos os segmentos da sociedade técnica e empresarial envolvida no assunto.Anteriormente eu havia feito uma séries de viagem ao exterior, e aprofundei meus estudos e análises no produto europeu de paletização, e lá tinha o foco de pesquisa na França, onde rastreei a criação palete EUR, padronizado nos anos 50 e largamente utilizado para distribuição de produtos. Inicialmente o palete EUR utilizado na Europa Continental e com a dimensão de 800mm x 1200mm, foi operado em sistema de “Pallet Pool” gerenciado pelas rodovias principalmente da Alemanha e França.

Em paralelo pesquisei na Inglaterra a primeira empresa“Pallet Pool”, de origem Australiana, na época ainda desconhecida, chamada CHEP aqui no futuro se tornaria uma referência principalmente na Europa para o Sistema de intercambiabilidade de palete na distribuição. Em 1991, portanto um ano depois da criação PBR, tomei a iniciativa empreendedora de criar e lançar no Brasil à primeira empresa de “Pallet Pool”, e convidei para sócios aquele que foi a maior fabricante de paletes no Brasil, PALETES CANOZO. Depois de longos estudosmercados e financeiros, criei a SPED – Sistema Paletizado Distribuição e Expedição.

Coincidentemente naquela oportunidade o grupo Pão de açúcar estava desativando a sua rede de centrais de distribuição, nos dando a oportunidade de adquirir grande quantidade de palete (ainda não no padrão PBR) efizemos a primeira operação comercial com a extintafábrica de fogões e geladeira CONTINENTAL (Hoje BOSCH SIEMENS HAUSGERATE)

Em menos de um ano a SPED já tinha um parque de 40.000 unidades PBR, ao mesmo tempo em quedesenvolvemos um software de gestão para acompanhamento de todo o ciclo da carga paletizada, de forma a oferecer ao cliente o serviço de entrega do PBR novo, e depois de utilizado, retirar da casa do seu cliente.Não se tratava por tanto de uma simples operação de aluguel, até porque o método de cobrança não era portempo, mas por ciclo.

Tempos depois resolvi sair do negócio, que permaneceu com a Paletes Canozo.

O tempo passou, e hoje a SPED virou CHEP.

Por motivos como esse que me sinto um profissional privilegiado pela oportunidade que tive de viver e fazer a história da Logística no Brasil

J.G.VANTINE

Matéria <Palestes já podem ser alugados – Revista Cargo & Transporte publicado em Maio de 1991>

Matéria <SPED NEWS >


PONTO DE VISTA

LAST MILE – O PONTO SENSÍVEL DA LOGÍSTICA

Na longa caminhada da transformação de matéria prima em produto acabado, passando por toda a cadeia de abastecimentos atacadistas, distribuidores e supermercados e pequeno varejo produto final até chegar à nossa casa. Nós temos evidentemente uma longa caminhada, no entanto essa longa caminhada a logística vai se transformando, ela vai mudando a sua característica, a sua importância o seu valor o custo.

Mas em especial, eu quero falar sobre aquilo que em inglês se chama de “Last Mile”, ou seja, a última milha, o último passo, a última parte, até que o produto chegue ao usuário final, quer seja o cliente indústria, quer seja o consumidor. Mas este “Last mile”, essa última parte, o ultimo pedaço da logística certamente é a mais sensível. È a mais sensível porque ela que impacta na satisfação do cliente, e no fluxo de caixa da empresa,porque é neste momento que é feita a entrega de um produto é que se configura se consolida uma venda. E a venda que se transforma numa nota fiscal, numa fatura e a partir daquele momento da entrega da fatura é que começa a correr o prazo de pagamento.

Portanto, você nunca pensou nisso PENSE que esse “last mile” na relação da indústria com o varejo, por exemplo, ela é muito importante no Cash Flow na relação varejo com o consumidor.  É aquela entrega que você programou de fazer num horário não fez e deixou seu consumidor insatisfeito.

Portanto preste atenção este “Last mile” esse último pedaço da logística é a mais sensível, não digo que é mais importante talvez seja a mais importante pra muitos de vocês.

J.G.VANTINE