VIVENDO A LOGÍSTICA

JORNAL DA LOGÍSTICA – EDIÇÃO 2

Leia na íntegra a Edição nº 2 do Jornal da Logística de Março de 1991, a primeira publicação da Logística do Brasil.CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA LOGISTICA.

Jornal da Logística Nº 2 (clique aqui)

LOGISTICA, A QUARTA ONDA DA PRODUTIVIDADE.

Nas últimas edições tenho publicado uma série de artigos tratando da logística num cenário da produtividade como você pode ler no artigo que publiqueino jornal O Estado de São Paulo de 23-04-91.

Observe que naquela oportunidade o cenário Econômico Brasileiro apresentava uma sucessão deplanos econômicos para eliminação da inflação”, e no cenário internacional dava início à globalização (hoje altamente competitivo), e na área de logística na esfera também internacional, empresas Européias já estavam comentando a utilização dos conceitos do SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO , mais conhecido como JIT- Just in Time.

Por isso chamei: LOGÍSTICA – A QUARTA ONDA PRODUTIVIDADE.

LOGÍSTICA – A QUARTA ONDA PRODUTIVIDADE. (clique aqui)

 J.G.Vantine.


PONTO DE VISTA

COMPOSIÇÃO DO CUSTO LOGÍSTICO

Recentemente, por encomenda de uma empresa asiática a VANTINE SOLUTIONS realizou uma pesquisa benchmarking relacionada com o Custo Logístico, o resultado apresentou o maior disparate que a gente possa imaginar. E isso me fez lembrar que lá no início dos anos 90 especificamente em 92, nossa empresa em parceria com a XÉROX DO BRASIL, criou o primeiro grupo de Benchmarking na área de logística. Gastamos de 3 a 4 anos, ou melhor, gastamos não, investimos de 3 a 4 anos um grupo de 25 empresas para estabelecer critérios de comparação de um componente do Custo Logístico, que é o custo de transporte, mais especificamente a relação entre o custo pago pelo transporte, sobre o denominador, volume da venda líquida.

Isso levou a uma configuração trazendo para hoje nesse trabalho da Consultoria a refletir e orientar você, para que estabeleça os critérios da composição do seu Custo Logístico. Ele pode representar um elemento muito grande para a gestão do dia-a-dia.

E que você possa incrementar soluções de produtividade, incrementar soluções para agilização e todo o processo operacional no processo de gestão. Mas isso só é possível quando você conhece a montagem do seu custo logístico, e permita a você comparar o seu custo com outras empresas e isso é importante refletindo uma frase lá dos anos 80, “NINGUÉM CONSEGUE MELHORAR AQUILO QUE NÃO MEDE, E PRA MEDIR É PRECISO CONHECER A COMPOSIÇÃO DAQUILO QUE ESTÁ SENDO MEDIDO”.

J. G. Vantine.