VIVENDO A LOGÍSTICA

1989 – NASCE A LOGÍSTICA INTEGRADA NO BRASIL

Oriundo da Itália o conceito de OPERADOR LOGÍSTICO , por iniciativa da PIRELLI do Brasi l foi criado em 1988 a BRASILDOCKS , presidida pelo nosso amigo competente Mário Gorla. Foi o primeiro passo, inovador e desafiador, pois naquele momento as indústrias brasileiras trabalhavam a logística exclusivamente como transportes. NINGUÉM SABIA O QUE ERA OPERADOR LOGISTICO .

O bojo dessa afirmação à totalidade das empresas não conhecia seus CUSTOS LOGISTICOS . E isso foi um grande desafio paraBRASILDOCKS . AFINAL QUAL SERIA O PAPEL DO OPERADOR LOGISTICO? QUANTO CUSTARIA OS SERVIÇOS LOGÍSTICOS TERCEIRIZADOS?

Foi aí o nosso encontro com a BRASILDOCKS. Mais especialmente da minha pessoa e do amigo Mário Gorla. Fechamos um contrato de consultoria e traçamos uma estratégia. O primeiro ponto dessa estratégia foi a divulgação do conceito do Operador Logístico. E como primeira atividade realizamos pela primeira vez no Brasil SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA .

E para registro sólido e também para que você, Profissional de Logística, conheça a essência da operação Logística no Brasil, colocamos o conteúdo desse evento que você pode ler na integra através do link abaixo. E poderá ver também a primeira notícia sobre o assuntoOperador Logístico no Brasil.

ASSIM NASCEU O CONCEITO DE LOGÍSTICA INTEGRADA E OPERADOR LOGISTICO NO BRASIL!

Seminário Internacional de Logística
Matéria – Operador Logístico no Brasil

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

LOGÍSTICA DIGITAL

Você deve se recordar daquela velha história que dizia que lá entre os séculos XIX e XX, o maior fabricante de carruagem dos Estados Unidos faliu, porque ele não percebeu que fabricava equipamento de transportes. Logo, quem entrou no mercado foi a nova tecnologia, e surgiu então o automóvel, novo meio de locomoção. E então a carruagem saiu do mercado.

Isso é natural na evolução da humanidade, quando surge uma nova técnica, um novo sistema, uma nova tecnologia, ela tende substituir a anterior. E isso me remete agora a uma matéria publicada pela KODAK nos Estados Unidos.

A KODAKtem um histórico antigo voltado para a fotografia em papel de impressão, até pouco tempo fechou a fábrica de São José dos Campos, e todo mundo previu que a KODAK teria problemas. Mas, veja só, ela divulgou um levantamento que no ano passado 77 bilhões de fotos digitais foram capturadas, das quais 85% através do telefone celular . O que isso tem a ver agora com a Logística?

O que ocorre é que a KODAK, acredito que também outras no setor, perceberam que a foto digital sendo colocada via Internet, num arquivo da própria KODAK ou de outra empresa de sua concorrência, pode ser disponibilizada e endereçada a um ponto para que seja melhorada. Afinal, a foto via celular não tem uma boa resolução, mas KODAK vai prestar esse serviço, melhorar fotografia, dar maior qualidade a fotografia, imprimi-la e se necessário, até colocar num quadro e entregar para o Cliente.

É nesse ponto que entra a LOGÍSTICA , ou seja, a LOGÍSTICA DIGITAL . É muito importante verificar o surgimento de novas oportunidades, porque são milhões de brasileiros que irão utilizar dessa nova possibilidade.

FIQUE ATENTO! A LOGÍSTICA SEMPRE APRESENTA NOVAS OPORTUNIDADES .

J.G.Vantine.