VIVENDO A LOGÍSTICA

ASLOG UM SONHO AMEAÇADO

Nunca é demais reforçar o dia daFundação da Associação Brasileira de Logística no dia 06 de junho de 1989 . Veja na foto abaixo (nº 1) o auditório do São Paulo Hilton Hotel lotado, com mais de 320 profissionais que já estavam ouvindo a palavra Logística sem saber exatamente o seu significado . Eram profissionais dos setores de Transportes, Movimentação de Materiais, Armazenagem, Almoxarifado, Administração de Materiais, das mais variadas empresas e instituições.


Foto nº 1

Nem Deus é capaz de mudar o rumo da história . Tenho a honra por ter liderado o processo de criação da ASLOG, de ser seuSócio Nº.1 e também seu Primeiro Presidente . No entanto, não existiria a entidade se não tivesse grandes amigos, profissionais de destaques já um pouco mais avançados no conhecimento da ciência da Logística. Como pode ver na foto abaixo (nº 2), pessoas como : Paulo Lima (Pão de Açúcar), Omar Uchoa (Brastemp) “ já falecido” , Sergio Tosta (Supermercado Vila Nova), Ernesto Promenzio (Danone), entre outros .


Foto nº 2

Este grupo trabalhou durante 2 anos, discutindo, analisando, formatando e planejando o papel da ASLOG no cenário brasileiro, que sempre mostrou um PAÍS DO FUTURO QUE NUNCA CHEGAVA .

No entanto, os anos se passaram, e fazendo uma viagem de 16 anos, o que vejo na ASLOG de hoje, é uma entidade que se apequenou pela visão curta de muitos de seus dirigentes ao longo da sua história.


Foto nº 3

Aquele sonho inicial desejado pelos fundadores, conforme mostra a foto acima (nº 3), ficou distante. Por isso, volto a minha voz aos Profissionais de Logística para que se unam, em pró de uma “ASLOG Forte e Representativa” , para que o futuro da Logística tenha a contribuição da ASLOG de forma concreta e efetiva.

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

CADEIA DO FRIO ESQUENTA NTC&L

Na última quinta-feira no dia 29 a NTC & Logística e mais uma iniciativa do seu brilhante e competente, Presidente Geraldo Vianna, criou a Câmara Técnica de Produtos Frigoríficos . Excelente idéia! Acho que é uma solução excepcional criar em substituição a Associação Brasileira de Transporte Frigorificada, um ambiente propício para se discutir esta chamada e conhecida Cadeia do Frio, onde inclusive as indústrias, as empresas de armazenagens, transportadores, grandes redes de supermercados, atacadistas enfim todos os elos da Cadeia do Frio.

Porque é importante nesse momento?

São duas as razões, a primeira que nós vemos que a Cadeia do Frio, tem um componente Logístico importante na gestão do tempo , que está ligada ao prazo de validade, que está ligada com saúde humana . E de outro lado também, uma parcela de produtos frigorificados ligadas com o meio ambiente , portanto, saúde humana e meio ambiente são dois elementos importantes na Cadeia do Frio.

O segundo elemento importante está na gestão de estoque, porque o mercado está demandando muitos produtos novos, e a indústria obviamente acompanha essa demanda de mercado,portanto há uma necessidade de um sobre-estoque . O estoque tem que ser gerenciado, quer seja no planejamento da produção , quer seja no planejamento da distribuição , porque os produtos frigorificados de consumo humano, estão cada vez mais capilarizados ,dadas suas características e pela própria evolução dos conceitos de cozinhar, que hoje se utiliza mais os produtos frigorificados.

Produtos frigorificados estão cada vez mais na ponta da linha , portanto o planejamento da distribuição tem que estar homogêneo tem que estar linearizado com o planejamento da indústria . Creio que esse tema será discutido nessa nova Câmara criada pelaNTC .

J.G. Vantine