VIVENDO A LOGÍSTICA

CAMINHANDO NA HISTÓRIA DA LOGÍSTICA
Nosso amigo Ernesto Promenzio.

Abrindo 2006, vou registrar a História da Logística ao mesmo tempo em que prezo aminha homenagem a um grande amigo, foi o primeiro profissional de Logística tornar-se Presidente de uma Empresa Multinacional . Estou falando do ERNESTO PROMENZIO , que escreveu um interessante e profundo artigo na edição ano 15 nº. 3, em março de 1998 naREVISTA SUPERHIPER , Editada pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.

O Ernesto foi naquela oportunidade um dos grandes apoiadores das nossas iniciativas no Comitê de Logística da ABRAS que eu presidia . No cenário de 1989, conforme já relatamos anteriormente , estávamos vivendo um momento da DISTRIBUIÇÃO FÍSICA , e na LPC – Indústria Alimentícia , hoje a DANONE, o Ernesto introduziu várias práticas que se tornaram referências imitadas por outras empresas, nos dando grandes contribuições para a futura LOGÍSTICA INTEGRADA .

FICA AQUI O REGISTRO HISTÓRICO E A NOSSA HOMENAGEM AO GRANDE AMIGO ERNESTO PROMENZIO

Leia o artigo na íntegra. (download)

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

ERA LULA: MALABARISMO E ILUSIONISMO

Num ponto, certamente todos concordamos: O cidadão e sindicalista Lula é um mestre da oratória popular .LÍDER sindical vitorioso, quase uma lenda mundial . Mas, ao final dos três anos do seu mandato se esqueceu de descer do palanque e vestir a roupagem e assumir a liturgia do cargo de Presidente da República . Continua discursando como nunca e fazendo o que sempre fez, nada.

É decepcionante para nós como brasileiros e Profissionais da Logística, vermos estampados nas manchetes de todos os jornais da derradeira semana do ano de 2005, discursos e ações como:

27/12: “OLHA, EU NÃO PROMETO, EU GARANTO AO POVO BRASILEIRO QUE NÓS VAMOS TER UM BRASIL SE DESENVOLVENDO MUITO EM 2006”.

Ora, quem não se lembra do ESPETÁCULO DO CRESCIMENTO. E qual foi o resultado? Fechamos um ano com o PIB pouco acima do crescimento vegetativo.

28/12: “LULA DETERMINA ESTADO DE EMERGÊNCIA NAS RODOVIAS FEDERAIS ”.

Ora, quantas reportagens na televisão e matérias nos jornais nestes três anos, sem tratado, sem clareza e isenção, o estado calamitoso das estradas federais brasileiras . E as campanhas NTC&Logística e o discurso de seu grande Presidente Geraldo Vianna, para que serviram?

Lula disse que não sabia da maracutaia, e agora também mostra que é cego que vê, mas não enxerga, e surdo que ouve, mas não escuta.

Estado de emergência que permite “GASTAR” 200 milhões na boca de entrada do ano eleitoral . Verba que não requer licitação e que pode ensejar ao povo que isto seja Alternativa do Mensalão.

E o curioso que esta última notícia anunciada pelo Presidente Lula, contém declarações do Ministro do Planejamento. E onde está o Ministro dos Transportes, representando o PL, político de primeira linha do Estado do Amazonas que não sabe a que veio neste Governo Federal.

Gostaria de iniciar o ano neste editorial com reconhecimento e elogios ao Governo Lula, mas isso não é possível, pois ao invés de proporcionar investimento de Infra-estrutura de Logística e Transporte, continua com seu discurso populista e de uma política de relações internacionais na tentativa frustrada de uma liderança dos paises pobres e alinhamento de esquerda retrógrada da América latina .

CHEGA DE ILUCIONISMO E MALABARISMO VERBAL.

J.G.Vantine

IMAGEM