VIVENDO A LOGÍSTICA

EAN’ 94 – CÓDIGO DE BARRAS

Só o que é novo desperta interesse e atenção, e depois passa fazer parte da rotina e com o passar das gerações, o que era importante passa a ser secundário.

É o caso do Código de Barras, surgido no final da década 80 responsável absoluto pela revolução na transferência de informações e claro com forte impacto também na evolução da Logística. Hoje, o código de barras é rotina, mas existe todo um histórico técnico, tecnológico, político e gerencial durante os primeiros anos, destacando-se principalmente: Padronização e Regulamentação Universal; e Caixas do Varejo, pois só está faltando carrinho de pipoca ter leitor de códigos de barra. E foi criada uma entidade internacional denominado EAN – European Article Number.

Assim também foi criada a EAN Brasil, de forma soberba presidida por longos anos pelo competente Luiz Fernando Novaes, responsável pela implantação dos diversos códigos de barras e dos protocolos para utilização do EDI no Brasil.

E por essa razão, estamos destacando esse fato histórico da Logística no Brasil, a realização do I Congresso EAN Brasil´94. Leia nos links abaixo, um rico material para ampliação da sua cultura técnica e de conhecimento.

Folder do evento
Matéria Logística Moderna
Material apresentação J.G.Vantine

J.G. Vantine.

 


PONTO DE VISTA

ME ENGANA QUE EU GOSTO

Na verdade estou utilizando o título da jornalista Ruth de Aquino em artigo de sua autoria publicado na Revista Época de 29/10. E para quem tem acompanhado meus últimos editoriais afirmo que compartilho integralmente com seus argumentos, até mesmo há algumas semanas utilizei a expressão DEMOCRATURA, onde dei minha opinião de que o nosso Presidente da República verdadeiramente é um ditador do século XXI (o Hugo Chavez ainda estuda na velha cartilha do Fidel, mas o Lula é inteligente, hábil exímio articulador e possuidor de alto grau de vontade do poder).

Tenho certeza que nesta semana, boa parte dos brasileiros informados ficou tanto indignado como eu e a jornalista Ruth de Aquino, especialmente por duas razões: Primeiro foi o discurso do Presidente lula, como sempre hipócrita, que para defender a prorrogação da CPMF, sabiamente joga no lixo (porque sabe que nós brasileiros temos memória curta) todo seu histórico de oposição, não só pela defesa ferrenha dos R$40 bilhões, mas principalmente porque foi a televisão instigar os Senadores que votasse de acordo com sua consciência. Como diz Boris Casoy: ISSO É UMA VERGONHA! A segunda razão, e essa até mais séria, pois envolve a paixão do povo brasileiro, foi a participação festiva, fantasiosa e até mesmo farsante em Zurich no anúncio da Copa de 2014 no Brasil, se aliando ao Presidente da CBF, tido e conhecido como “dono da CBF”. É uma jogada política inaceitável. O povo brasileiro não merece o uso do futebol com objetivos políticos, ainda mais dentro desta farsa (porque só tinha o Brasil como candidato) o Presidente Lula curvou-se à espada do Presidente da CBF que injustamente não convidou o maior jogador do século, Pelé. Lula respeite o povo brasileiro.

E tudo isso para dizer também Presidente, respeite seus compromissos, ao invés de ficar no blá blá blá, dos investimentos na infra-estrutura da Logística do Brasil. Já se vão cinco anos, já tivemos crises dos portos, crise das estradas e continuamos tendo a crise dos aeroportos. Desça do palanque ou designe um Primeiro Ministro, um CEO para o Brasil. Pare de pensar na sua egoísta estratégia de poder. Seguramente o Brasil não pode esperar. E pelo que se percebe pela mídia, a tática da co-ação, da ameaça, da perseguição e da corrupção estão mudando as opiniões de senadores e grandes empresários, que de combatentes estão passando a ser defensores da CPMF. (Sugiro entrar no site www.epoca.com.br e leiam o artigo da Ruth de Aquino).

J.G. Vantine.

IMAGEM