VIVENDO A LOGÍSTICA

“VOCÊ CONHECE O PLANO DIRETOR?”

Embora seja um tema de total impacto no cotidiano pessoal e empresarial, estou certo que a maioria desconhece o PLANO DIRETOR de uma cidade. Neste momento refiro-me a região metropolitana de São Paulo. Veja a matéria em nossa revista Logística Moderna, N° 56 de Abril/98, quando o atual prefeito Kassab era secretário de planejamento, e apresentou no LOGISPOINT há 10 anos, O que seria o Plano Diretor de São Paulo com o objetivo de “disciplinar a distribuição de carga em São Paulo, fracionando-as em locais apropriados e lançando mão do veículo de menor porte”.

Dez anos depois, olha aí o próprio Kassab, agora na condição de prefeito maltratando o que pregou há 10 anos. Leia e reflita!

Logística Moderna

J.G. Vantine


PONTO DE VISTA

SÃO SEBASTIÃO: UM PORTO EM CRESCIMENTO

A questão portuária brasileira já foi amplamente explorada no âmbito político, econômico e operacional, bem como debatido em Congressos e escrito detalhadamente por toda a mídia.

Duas questões são comuns a todos: (1) Produtividade na carga/ descarga de navios; (2) Infra-estrutura de acesso. E claro, o Porto de Santos sempre emerge como paradigma, e no atual momento o interessante é que os operadores portuários, tanto de carga geral como de granéis e de contêineres, já atingiram um grau de performance excelente, e com isso aparentemente acabaram-se as filas de navios aguardando a atracação, ao mesmo tempo em que se passou a existir de forma permanente as filas de caminhões.

O Porto de São Sebastião, que se tornou empresa pública de São Paulo há cerca de 1 ano, já mostra excelente perfil de crescimento, ou seja:

 

  • Movimentou 140 mil toneladas em agosto/2008, que representa 205% de crescimento em relação ao mês anterior e 2.109% de crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior (agosto/2007);
  • Movimentou cerca de 620.212 toneladas nos últimos 12 meses, que representa 28% do crescimento em relação à movimentação dos 12 meses de 2007. E isto não acontece por acaso! É fruto de um trabalho incansável e competente de uma diretoria comandada pelo enérgico “Dr. Frederico Bussinger”, e é resultado de profundos estudos que resultam num projeto de um novo porto projetado para operar cerca de 1 milhão de m².

    Outro aspecto do Porto de São Sebastião que o diferencia do Porto de Santos é exatamente a Infra-estrutura de acesso, cuja ligação rodoviária Tamoios – Ayrton Senna – Carvalho Pinto – Dom Pedro I, permite acesso de alta qualidade na interligação com as rodovias Anhanguera/Bandeirantes com a interligação com Hortolândia/Minas Gerais em direção Oeste, e com a rodovia Dutra em direção ao Rio de Janeiro em direção ao Sudeste – Centroeste (claro, o polígono natural utilizada do Porto de São Sebastião é formado pelo Vale do Paraíba, Cone Leste Paulista e região metropolitana de Campinas). Somado a isso na retro viária localizada no planalto, o Porto de São Sebastião conta com a malha Ferroviária MRS e o Aeroporto Internacional de São José dos Campos. E como vantagem adicional de não haver necessidade da transportação do grande obstáculo que é a região metropolitana de São Paulo.

    O porto de São Sebastião deixou de ser uma hipótese. Hoje é fato!

    J.G.Vantine

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