VIVENDO A LOGÍSTICA

PEDALANDO, PEDALANDO.

Nesta edição colocamos no link abaixo para sua leitura uma matéria publicada na Revista Exame de 01/07/1998, sobre as soluções encontradas para distribuição, a fim de driblar os congestionamentos, restrições de horários ao tráfego de caminhões e isso há dez anos atrás.

Revista Exame – 01/07/98

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

O IMPACTO DA CRISE NA LOGÍSTICA

Um dos tripés fundamentais da Logística é o “PLANEJAMENTO”, ou seja, cabe a esta funcionalidade a antevisão dos fatos com base bipolar: Análise do histórico e previsões baseadas em premissas. Premissas são elementos que se alterados interferem no Planejamento, e grande parte delas são conhecidas e dominadas.

Certamente esta crise atual com absoluta certeza não fez parte de nenhuma premissa e de nenhuma empresa em qualquer país. E o pior é que até este momento o mundo desconhece até quando ela deve perdurar e nem mesmo quais são os estragos que irá deixar.

Na nossa área estou certo que dois impactos estão previstos: (1) Redução do volume de vendas em toda cadeia produtivas com redução direta no volume de transporte; (2) Revisão na política de estoques tanto de matéria prima quanto de produtos acabados. Não existem ainda elementos para prever qualquer impacto sobre os valores dos fretes, mas se o valor do dólar continuar alto por muito tempo, o descontrole total da economia irá gerar conseqüências imprevisíveis e dentro dela poderá estar o setor de Transportes ou devido aumento dos combustíveis ou dos equipamentos e produtos vinculados a moeda americana.

Assim como todos, os gestores de Logística devem se manter atentos e já organizando suas alternativas porque as evidências sinalizam por severas mudanças na economia global.

J.G. Vantine

IMAGEM