PBR 25 ANOS

Tudo começou em 1987 quando prestei consultoria colaborativa(não remunerada) para a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados a convite do então Presidente José Carlos Paes Mendonça e Levy Nogueira. Personagens fundamentais, e participação direta de dois visionários: Sérgio Dória, Superintendente da Entidade e Paulo Lima Diretor de Distribuição do Grupo Pão de Açúcar.

Criamos o Comitê de Logística, Cenário: Crescimento da utilização de paletes, mais de mil modelos, uso de madeira nobre e preço de US$45.00/unidade. Oito pessoas para carregar um caminhão em 2 horas. Palete só para armazenagem.

Apoiado por Paulo Lima, criei o GPD – Grupo de Estudos do Palete de Distribuição, incialmente convidando fornecedores de alimentos (ABIA) e de produtos de limpeza e higiene (ABIPLA). Éramos eu, Paulo Lima, Nilson Daros (Bombril) e Amélio Fabro (Nestlé). Iniciamos as discussões e ampliamos os segmentos ligados à cadeia de abastecimento “indústria-Varejo”,

Além da minha dedicação pessoal, também coloquei a Vantine Consulting, para elaboração dos projetos. Convocamos o IPT para apoio técnico-científico com vistas a realização de ensaios de laboratórios e emissão das especificações do PBR. Desenvolvemos 16 projetos e com a colaboração de fabricantes (Valdir Cirielli da Matra e Cesar Canozo da então Canozo Madeiras). IPT realizou os ensaios estáticos e dinâmicos (com imensa participação da Rejane Arinos da Transportadora Dom Vital) e testes operacionais na Unilever (com o apoio de Rubens Brambilla), no Pão de Açúcar (com apoio de Claudirceu Marra) e na Nestlé (com apoio de Amélio Fabro).

Terminada a sequencia de projetos  propus e a ABRAS aprovou o Plano de Implantação, fundamentado na qualidade dos produtos: Tudo isso foi fruto de estudos que fiz em países da Europa e EUA). Para o Brasil (diferente do europalete que estava há tempos dentro do padrão ISO) criei a marca PBR, que foi registrada pela ABRAS, com cessão de uso dos fabricantes credenciados. E, para credenciamento, criamos o CPPComitê Permanente de Paletização, como comitê gestor da marca e do controle de qualidade do produto através de contrato com IPT.

Estava implantado o PBR, que mudou o mundo da operação logística no Brasil, criando:

  • Pool nacional de palete (intercambiabilidade);
  • Readequação das embalagens (sistemas modulares);
  • Padronização das estruturas de estocagem;
  • Padronização de carrocerias de caminhão;
  • Criação do conceito de UPC com exposição direta na loja;​
  • Padronização de arquitetura e construção de depósitos.

JG Vantine

 

Conheça abaixo a história do PBR!!

Apresentação PBR!!

Matéria Revista Super Hiper de Julho/1990

Video Lancamento PBR 30/ago/1990 parte 1

Video Lancamento PBR 30/ago/1990 parte 2

 

IMAGEM