VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGISTOP – 1º. PREMIO DE LOGÍSTICA

Em 1996 a Revista Logística Moderna editada por nós lançou o Prêmio LOGISTOP de acordo com regulamento, auditado pela Price.

Vejam um pouco desta história na linha abaixo

Revista Logística Moderna – 1996

J.G. Vantine.

 


PONTO DE VISTA

QUEM AVISA AMIGO É!

Nesta semana o Governo Federal com muito júbilo anunciou o crescimento do PIB de 5,4% em 2007 que equivale aproximadamente a R$2,6 trilhões. Sem dúvida uma surpresa para a maioria dos analistas e certamente para o próprio Governo. A principal causa aportada foi o forte ritmo de investimento e consumo.

Para alguns esse ritmo não é sustentável e deverá estabilizar em 2008 por volta de 4,5%, e para outros, mais otimistas, deverá atingir o patamar de 6%. Maravilha, num panorama global em que todos estão crescendo e sem nenhuma ameaça visível pela frente.

No entanto, como já tratamos em vários editoriais anteriores, oCAOS anunciado da infra-estrutura Logística está próximo, e enquanto isso o Presidente Lula mantém-se no palanque eleitoreiro empreendendo ações sociais na camada de baixa renda no interior do Brasil (bem ao estilo “Castrista”, ou“Chavista” para os mais modernos).

Tudo bem que o Presidente Lula é realmente um homem de sorte, pois até mesmo “São Pedro” e o “La Niña” evitaram a crise energética neste ano. Mas não há estradas que agüentem por muito tempo, e em precárias condições, prejudicando violentamente o transporte rodoviário; nem mesmo os portos conseguem suportar intensas movimentações de navios causando filas, estragos e elevação dos custos logísticos.

E na esfera urbana, vejam o que acontece em São Paulo: recorde atrás de recorde de congestionamento, e já prevendo restrições à circulações de caminhões com a divulgação da possível proibição de caminhões em várias regiões metropolitanas no horário das 10h00 às 20h00. Na verdade eu já venho anunciando este problema há 12 anos quando tive a iniciativa de desenvolver o VUC – Veículo Urbano de Carga (livre para circulação).

Faltam locomotivas, faltam vagões, faltam caminhões, faltam motoristas e por isso volto a ressaltar:

1.) Não vi nenhuma iniciativa no meio empresarial de transportes para a solução preventiva à atender o crescimento do PIB;

2.) Por maior que seja o discursos do Presidente Lula e da “Mãe do PAC”, na prática não se observa nenhuma ação concreta para adequar a infra-estrutura (principalmente rodoviária e portos) para sustentar a Logística com esse crescimento do PIB.

É preciso imediatamente que o Governo e iniciativa Privada definam uma estratégia de Pais, antes que seja tarde.

Quem Avisa Amigo é!

J.G. Vantine

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