scan0114

A difícil equação para redução de Gases Efeito Estufa

Ao contrário do que se prensa, a preocupação sobre a preservação do meio ambiente – hoje “SUSTENTABILIDADE” vem dos anos 70, no entanto transformando-se em sério problema a partir do “Protocolo de Kyoto em 1997 criando o conceito “MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo” e as bases para redução e compensação das emissões do GEE para evitar o aquecimento global e suas consequências climáticas. E onde entra a LOGÍSTICA nessa complexa equação.

I – Introdução – O tema Preservação do Meio Ambiente, ou Sustentabilidade Ambiental, é complexo, pouco conhecido, e por ser multi setorial envolvendo várias ciências, percebo que seu foco hoje está quase integralmente voltado para políticas de governo e muito pouco para as ações empresariais. Em 1979 foi realizada em Genebra uma convenção sobre a “Poluição Atmosférica”, e em 1983, a ONU criou a “Comissão Mundial sobre Meio Ambiente de Desenvolvimento” ….

II – Agenda Paulista – Durante a COP-15, o Governo do Estado de São Paulo (e desconheço outras iniciativas), através da Lei 13.789/09, criou a “Política Estadual de Mudanças Climáticas” estabelecendo como meta que em 2020, as emissões de GEE no estado sejam 80% daqueles de 2005.

Segundo estudos oficiais contidos no PDDT – Plano Diretor de Desenvolvimento de Transportes, 90% da carga da carga em trânsito no Estado de São Paulo é feita por caminhão. E não há dúvida sobre esse diagnóstico.

Artigo escrito por José Geraldo Vantine, Presidente da Vantine Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chaina Management.

Revista CargoNews – Ano XII – nº 126