edicao47.compressed

EDITORIAL

Associação! Quem, porque e para quem?

Completando, em 1997 25 anos de carreira integramente dedicada a Logística, tendo a rara oportunidade de conhecer de toda a sua evolução, desde a época em que nos Estados Unidos era ainda só distribuição física, e no Brasil nada mais do que movimentação e armazenagem. Naquele momento os “profissionais” se reuniam em torno de duas associações (quando a memória é curta, a história é pobre!). A ABMM – Associação Brasileira de Movimentação de Materiais, reuniu fabricantes e usuários de equipamentos (empilhadeira, paletes, etc), e a ABAM – Associação Brasileira de Administração de Materiais), que reuniu profissionais da área de suprimentos. Por razões distintas , ambas deixaram de existir em meados dos anos 80. Não na configuração dessas entidades, mas com o instituto privado com fins lucrativos, no final de 1979 fiz parte da criação do IMAM – Instituto de Movimentação de Armazenagem de Materiais, do qual me desliguei em 1986.

Entre 86/87 participei da criação da Sociedade Brasileira dos Profissionais de Embalagem, visando o desenvolvimento integrado dos Profissionais de Embalagem. Poucos a conheceram porque não cumpriu seus objetivos e deixou de existir. Em 1988, no Hotel Transamérica em São Paulo, durante a mega-conferencia LOGISTECH convidei um grupo de oito profissionais de logística e propus a criação da Associação Brasileira de Logística. Em 6 de junho de 1989 foi fundada a ASLOG, sob nossa coordenação, em cerimônia com 350 pessoas no Hilton Hotel em São Paulo. Sua missão não foi cumprida até agora devido ao uso da entidade para interesses promocionais deixando a Logística para o segundo plano.

Agora, maio de 1997 foi criada a ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística, presidida por Lineu Penteado, meu amigo de onga data, cuja entrevista exclusiva é publicada nesta edição. Esperamos que esta nova entidade não repita a história. O Brasil precisa ser bem representado no mundo. É preciso seriedade e determinação no cumprimento dos estatutos. Em princípio idêntico no nome da nova associação, uma incorreção conceitual básica, uma incongruência entre objetivos e as categorias definidas em sua estrutura.

Porém esta revista sempre estará pronta para divulgar todas as atividades correlacionadas à Logística. Recebemos a ABML com nossas páginas abertas! Desejamos êxito no cumprimento dos seus objetivos e esperamos que não seja mais uma entidade criada para promoções pessoais / empresariais e que não se posicione somente como uma nova organizadora de feiras e seminários ou publicações de periódicos. JG Vantine

Ainda nesta edição:

Capa – Aluguel de empilhadeiras tem mercado garantido

Destaques – Vasp entra no mercado de entrega expressa

Entrevista – Lineu Matos Camargo Penteado fala sobre a ABML, nova associação de logística

Atacado – Logística aprimora operações do setor