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EDITORIAL

Carta ao Leitor

Momentos Estratégicos para a Logística

Logística Moderna é o novo nome da Revista da Logística, a vitoriosa e reconhecida publicação que nos últimos 5 anos tanto fez pela divulgação e aprimoramento dos conceitos da logística no Brasil. A mudança é intencional e reflete, no entender de quem lida com logística desde 1972, as profundas e abrangentes modificações com as quais a atividade se defronta.

No brasil, especialmente, a emergência da logística como elemento de importância fundamental para empresas de todos os setores está ancorada em dois pontos principais.

O primeiro refere-se à tão almejada (e indispensável) estabilidade econômica e monetária. Com ela, as receitas não-operacionais tendem a desaparecer (ou a serem muito minimizadas) o que significa que os lucros deverão advir das receitas operacionais. Em suma, as empresas em suas operações, apurando com precisão seus custos, daí chagando ao conhecimento de qual é a sua efetiva produtividade.

O segundo ponto decorre do primeiro, e remete à enorme importância que a logística tem num contexto como o descrito. Nesse fechamento de século, na preparação para o Terceiro Milênio, a logística tem de ser assumida como um componente estratégico, das atividades empresariais, e não apenas como um instrumento com o qual se interfere nas questões táticas e operacionais.

Para as empresas que trabalham no Brasil, o desafio de assumir a logística como componente estratégico demanda urgência e sensibilidade, pois estamos pelo menos 20 anos atrasados em relação aos países que encararam de frente as questões da produtividade e competição nos mercados.

O papel da Logística Moderna será o de entre outro, manter o Brasil sintonizado com as inovações e tendências dos países industrializados. Sua missão é fornecer ao leitor não apenas informação, mas também os elementos que levam ao conhecimento consistente, lastreado no efetivo domínio dos conceitos logísticos. JG Vantine

Ainda nesta edição:

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