VIVENDO A LOGÍSTICA


PONTO DE VISTA

ASSIM NASCEU A ASLOG

Em meados dos anos 70, trabalhando na General Motors do Brasil, vi pela primeira vez a palavra Logística em Detroit nos Estados Unidos. Estava intimamente ligada com os processos industriais. Algum tempo depois no início da década de 80, comecei a debater o assunto com alguns profissionais, como Paulo Lima (Pão de Açúcar), Ernesto Promenzio (Danone), Antônio Alvarenga (TNT), Marcos Ochoa (Brastemp), entre outros.

Numa parceria de sucesso entre a Vantine Consultoria e a IMC Internacional através do Yassuo Imai, realizamos em 1988 o Mega Evento denominado LOGISTECH BRASIL´88, no Hotel Transamérica com 15 “tracks”, e durante 5 dias, tivemos 60 palestras e a participação de mais de 400 participantes, dando a largada para o crescimento da Logística.

Assim, no dia 20 Julho de 1988, convidei alguns dos principais profissionais que já atuavam em Logística, para uma reunião durante o evento com o objetivo de criar uma Associação de Logística no Brasil. Esse profissionais, parceiros de 1ª hora eram: Paulo Lima, Ernesto Promenzio, Eduardo Athiê, Marcos Isaac, Gilberto Miranda, Sérgio Tosta e Reinaldo Zietlow (creio não ter esquecido de ninguém).

Criamos então a Comissão da qual fiquei Coordenador, e apoiado pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, através do seu então Presidente Levy Nogueira e Sergio Doria, então Superintendente. Trabalhamos vários meses estruturando a Associação, já denominada ASLOG.

Finalmente no dia 06 de junho de 1989 em belíssima cerimônia no Hilton Hotel em São Paulo, foi realizada a Assembleia de Fundação, com cerca de 350 participantes.

FOTO 1

 

Uma festa digna da importância da Logística, encerrada com coquetel oferecido pela extinta Brasildocks, presidida pelo Mário Gorla (Presidente do 1º Operador Logístico).

Nesta oportunidade, por aclamação fui escolhido como 1º Presidente da Entidade, responsável pelo Comitê de Implantação, formado também por outros idealistas como: Ernesto Promenzio, Gilberto Miranda, Paulo Lima, Reinaldo Zietlow, Omar Ochoa, Sergio Tosta, Marcos Isaac, Eduardo Athiê.

FOTO 2

Trabalhamos arduamente até que no dia 30/10/89, e em nome da Comissão de Implantação dei posse ao Presidente eleito, Gilberto Miranda e a todos os membros da Diretoria e do Conselho, eleitos por votação direta em conformidade com o Estatuto aprovado na Assembleia de Fundação.

JGVantine

IMAGEM