Domingos Fonseca – Presidente – Unihealth

Parabéns pelo aniversário da Vantine Logistics, sou testemunha da evolução da atividade logística e da importante que você, pessoalmente, teve nesse crescimento e sofisticação que a atividade teve.

Um grande abraço

Domingos Fonseca – Presidente – Unihealth

JL Corrales – Luft Logistics

Parabéns à Vantine e ao seu visionário criador.

Sua contribuição para o desenvolvimento dos conceitos modernos para o entendimento do Supply Chain no Brasil foram decisivos.

Comecei a minha carreira na área há 15 anos participando de um evento internacional promovido pela Vantine, que deu novos rumos à minha carreira.

Aproveito esta oportunidade para agradecer pela introdução nesta área tão complexa e fascinante.

Desejo a todos mais 29 anos de sucesso!

JL Corrales – Luft Logistics

JÚLIO FONTANA NETO – PRESIDENTE RUMO LOGÍSTICA S.A

“O que dizer de e da Vantine, a empresa se confunde com a pessoa.

Vantine foi, seguramente, a primeira pessoa a falar sobre “logística” no Brasil, com o entendimento correto do seu significado.

No decorrer desses 25 anos tive a oportunidade de conviver e usufruir do seu conhecimento profundo no assunto.

Os trabalhos realizados por ele e sua equipe, bem como os resultados comprovados, em diversas empresas que trabalhei, atestam a qualidade e a competência nessa área.

Tive também, diversas oportunidades, conhecer trabalhos realizados em terceiros, que faziam ligação com nossos negócios, e mais uma vez muito bem feitos.

Aproveito essa ocasião para parabenizar “NOSSO GRANDE MESTRE”, por mais esse feito, que é manter uma empresa de serviços e consultoria por 25 anos, de sucesso e crescimento e desejando uma continuidade nesses grandes serviços que são prestados para infra-estrutura do país.”

JÚLIO FONTANA NETO – PRESIDENTE RUMO LOGÍSTICA S.A

Júlio Fontana Neto – Presidente MRS Logística

Ter podido conviver e acompanhar a trilha de sucessos e realizações da VANTINE SOLUTIONS têm sido um aprendizado e uma experiência profissional impressionante. A VANTINE SOLUTIONS tem contribuído de forma muito importante para o desenvolvimento da Logística brasileira , buscando sempre soluções criativas e trazendo as melhores praticas do mercado. Parabéns a todos que compõem esta tão competente equipe.

Júlio Fontana Neto – Presidente MRS Logística

Ricardo Cunha – Diretor de Logística BSH – Bosch und Siemens Hausgeräte GMBH

É sempre difícil falar de alguém com quem temos relação profissional e ao mesmo tempo é um grande Amigo. Por isso, sou muito suspeito, mas aí já começa uma pequena diferença. Muitas vezes se cria a relação profissional com um consultor em função de uma amizade existente. E neste caso, o que surgiu primeiro foi a relação profissional, o reconhecimento pela grande competência, o respeito e finalmente a amizade. Sempre que me lembro do meu amigo Vantine, me vem na memória duas de suas celebres frases: “ Entre a teoria e a prática, fique com as duas” e ” O difícil é fazer o simples” . Isto marca a VANTINE SOLUTIONS, e é o que lhe dá o diferencial de competência na área de consultoria Logística. Parabéns Vantine Solutions!!!

Ricardo Cunha – Diretor de Logística BSH – Bosch und Siemens Hausgeräte GMBH

Ronaldo Loos – Diretor de Logística HERING Têxtil – CLIENTE Nº1 – AGOSTO / 1986

Inicialmente parabenizar a VANTINE SOLUTIONS por estes vinte anos é pouco para quem teve a visão da necessidade da evolução da Logística no Brasil . Este pioneirismo por si só deve ser comemorado sempre , pois o que seria de nós se não houvessem os corajosos e destemidos? Assim de forma muito simples, parabenizar a VANTINE SOLUTIONS e o VANTINE por estes vinte anos é muito fácil, pois entendo serem os grandes criadores da valorização desta tão importante atividade.

Ronaldo Loos – Diretor de Logística HERING Têxtil – CLIENTE Nº1 – AGOSTO / 1986

Gabriel Cherubini – Vice-Presidente YOKI ALIMENTOS

É um prazer falar sobre a VANTINE. Conheço-a por volta de 15 anos, desde as primeiras viagens que fizemos juntos a delegação da ABRAS ao FMI em Chicago, onde tínhamos como objetivo: abrir nossos horizontes sobre a tendência do varejo no mundo e mais particularmente nos EUA. Sempre nestas viagens o Vantine era companheiro e logicamente: Logística sempre foi um assunto muito discutido naquele grupo. Como profissional o conheço a VANTINE SOLUTIONS pelo excelente trabalho que desenvolveu junto a YOKI, onde implantamos muitas melhorias no nosso sistema operacional de logística, melhorando a nossa eficiência e redução de custos logísticos. Considero-os profissionais de maior conhecimento da área.

Gabriel Cherubini – Vice-Presidente YOKI ALIMENTOS

Antônio Bacelar – Gerente de Logística Gerdau Açominas

Trabalhamos num grande projeto de Sistema Viário e de Operações Logísticas da nossa Empresa em conjunto com a Vantine durante vários meses de 2005. O resultado do trabalho foram soluções, práticas, criativas e inteligentes, que deverão trazer grandes benefícios a curto, médio e longo prazo para o conjunto de atividades Logísticas da Gerdau Açominas.

Antônio Bacelar – Gerente de Logística Gerdau Açominas

Raimar da Silva Aguiar Vice – Presidente FIEAM

A VANTINE SOLUTIONS conseguiu marcar no Estado do Amazonas uma história de grande relevo nos seus 20 anos de atuação no campo da logística e soluções. Quando eu estive Secretário de Planejamento, em 1992, recebi o assessoramento de José Geraldo Vantine, então Presidente da Vantine & Associados, por recomendação de Jean Baptista, Presidente da Pirelli e Mário Gorla, Diretor da Brasildocks. A partir daí, realizamos o primeiro trabalho no Amazonas: “Competitividade Estrutural da Zona Franca de Manaus e outras Atividades da Amazônia Ocidental dentro da Estratégia da Logística Integrada”. Esse trabalho foi um marco na história da Logística da região, pois de acordo com a cultura local (em 1992), nunca se tinha tratado, em termo de planejamento, sobre logística como ferramenta de estratégia de planejamento. Julgava-se, à época que o frete dependia apenas do fator distância. A partir daí, originou a base do “Plano Estratégico de Desenvolvimento do Amazonas – PLANAMAZONAS” (versão preliminar 1994) e uma série de iniciativas para toda a região, inclusive fazendo surgir uma série de instrumentos regionais e documentos, em razão da nova concepção e pensamento estratégico, como foi o caso do EIZOF. Em seguida, surgiram outros trabalhos tais como “Saída para o Pacífico”, “Saída para o Caribe”, “Eixo de Integração do Amazonas para Leste e para Oeste e Macapá Santana”, “Projeto Clad – Centro Logístico Avançado de Distribuição Amazonas/Flórida”, “Logistics Integration Aruba & Amazon”, e tantos outros voltados para Logística de Empresas. Em resumo, a VANTINE tornou-se para o Amazonas um marco na cultura de Planejamento e Concepções Logísticos no Estado e na Região. Assim, me sinto orgulhoso em fazer parte da história da VANTINE SOLUTIONS, na condição de parceiro e cliente.

Raimar da Silva Aguiar Vice – Presidente FIEAM

Valdir Cirielli – Diretor – Matra do Brasil Ltda.

Quero com muito orgulho parabenizar a VANTINE SOLUTIONS pelos 20 anos de serviços prestados à Logística no Brasil. Podemos afirmar que VANTINE SOLUTIONS é sinônimo de Logística. Parabéns!

Valdir Cirielli – Diretor – Matra do Brasil Ltda.

Marcelo Canecchio Ribeiro – Diretor de Operações

Conheci o Vantine nos idos de 1987 e, desde aquela época, o nosso prezado amigo já desfraldava a bandeira da logística no país. Ele foi o pioneiro na catequese j”É sempre importante podermos contar com parceiros especializados quando precisamos tomar decisões estratégicas. No caso da GRADIENTE, procuramos a VANTINE para nos auxiliar com nosso processo de terceirização de logística. Fomos apoiados do início ao fim do processo por consultores experientes e pelo próprio VANTINE. Isso nos deu segurança na seleção da empresa prestadora do serviço e na implantação da nova operação. A VANTINE superou nossas expectativas. Mais importante que isso é a continuidade do contato, que permanece até hoje, seja para falar de logística ou apenas para bater um papo amigo e nos mantermos atualizados em relação ao mercado.”

Marcelo Canecchio Ribeiro – Diretor de Operações

Maria Regina Yazbek – Superintendência Movicarga S.A

”Comecei a trabalhar na Movicarga há 19 anos. A minha referência profissional era e foi durante muito tempo o Vantine. Aprendi muito com ele. Quando comecei, era muito jovem e sem experiência, e pra mim ele foi como um professor. Apesar de ter uma formação acadêmica boa, sempre busquei como referência de mercado as orientações do Vantine. Há 20, tinha muita gente no mercado que não era séria. Ele era sério e uma boa referência profissional, foi o fiel da balança. Eu tinha que aprender, que conhecer o mercado, e ele foi muito importante para mim nesse sentido. De todos os concorrentes da Movicarga de 20 atrás, nenhum sobreviveu. Eu credito isso ao fato de termos seguido as boas práticas do mercado, e o Vantine sempre foi uma referência nisso, inclusive acenando prematuramente para o futuro do mercado. Ele foi muito importante para mim e o admiro muito. Ajudou-me a montar a minha base de conhecimento e a ampliar minha visão do negócio.”

Trabalhar por vinte anos, ter reconhecimento e prestígio neste mercado é apenas a melhor forma de comprovar toda a competência e visão de negócio da VANTINE. A parceria que estabelecemos nós dá base sólida para elogiar o trabalho da empresa. Mais do que parceiros, estabelecemos uma amizade que nos permite agradecer e desejar que este seja apenas o início de uma caminhada ainda mais vitoriosa. Estamos felizes por vocês e orgulhosos por estarmos juntos nesta história.

Maria Regina Yazbek – Superintendência Movicarga S.A

Márcio Frugiuele – FIEL S/A  Móveis E Equipamentos Industriais

“No início da década de 70, quando a logística no Brasil era embrionária, a Fiel desenvolveu, em conjunto com o departamento de Engenharia da General Motors do Brasil, o primeiro projeto de sistema de armazenagem verticalizada para o setor automobilístico. Na época o responsável da GM pelo projeto era o Sr. Vantine, que desde o início abraçou a idéia inovadora, por reconhecer as inúmeras vantagens e benefícios que ela oferecia.

Vale lembrar que este projeto, na época pioneiro, foi de extrema importância tanto para a GM, que com ele pode implementar um novo conceito de Logística, quanto para a Fiel, que ratificou sua capacidade no atendimento dos quesitos tecnológicos, de segurança e qualidade que o projeto exigia”.

José Riera

”Foi com imenso prazer que participei do projeto de padronização de paletes em nível nacional, liderado pelo Vantine, que teve ínício há mais de duas décadas. Lembro muito bem da minha participação nesse projeto, quando pude contribuir em diferentes assuntos tecnológicos, tais como escolha de espécie botânica da madeira, especificações técnicas sobre o dimensionamento dos componentes, bem como de seus defeitos naturais e de processamento industrial. Também, quanto à definição do desempenho mínimo dos referidos paletes, baseado em ensaios mecânicos de laboratório que simulam as condições reais de uso, além da escolha de conectores metálicos com caractéristicas especiais quanto ao desenho, dimensões e tipo de matéria-prima aço. Portanto, baseando-se nas especificações técnicas desenvolvidas, tive a oportunidade de avaliar as condições técnicas mínimas para credenciamento,.isto é, para fazer parte do grupo seleto de fabricantes de paletes.

Eu creio que este projeto tem dado grande impulso ao desenvolvimento da parte logística de transporte e distribuição dos produtos tanto para exportação e importação quanto para o mercado interno.”

Márcio Frugiuele – FIEL S/A Móveis E Equipamentos Industriais

Egon Frederico Heemann – KEPLER WEBER INDL. S/A

“Tive meu primeiro contato profissional com o Vantine em 1983, quando eu atuava como responsável pelo Departamento de Engenharia e Projetos da, na época, maior indústria de cutelaria a nível nacional e mundial.

Também foi meu primeiro contato com o mundo da logística, quando esta área ainda não era denominada como tal. Foi um aprendizado e tanto com o Vantine, quando projetamos juntos um Centro de Distribuição e, até 1985, quando, sob a orientação dele, desenvolvemos um conceito de embalagens que atendia tanto aos preceitos de estocagem, quanto aos de logística de distribuição, seja via ferroviária, rodoviária ou marítima. Foi com ele que conheci o chamado “master box”, cujo conceito utilizo até os dias atuais.

Você se depara, ao longo da carreira profissional, com profissionais cujo conhecimento e competência influenciam sua trajetória de aprendizado, os quais costumo chamar de “Mestres”. Não tenho dúvida alguma em chamar o Vantine de meu “Mestre” no campo da logística, de quem absorvi os princípios, conceitos e técnicas logísticas que retenho e utilizo até os dias atuais. Ou seja, o Vantine já era moderno e à frente do saber na década de 80.

Mas também não consigo esquecer do amigo. Foram inúmeras as oportunidades em que nos deslocávamos para jantar em Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul, a 130 km de Porto Alegre, na serra gaúcha, para apreciar a boa comida e, principalmente, degustar um bom vinho. Aliás, tenho que reconhecer o Vantine como um dos melhores apreciadores e degustadores de vinho que já conheci. Além disso, consegui torná-lo um apreciador da legítima comida campeira e das danças gaúchas, nas freqüentes idas ao restaurante do Tio Flor.

De tudo isso, ainda hoje, quando penso em projetos logísticos, a primeira pessoa que me vem à mente é o Vantine, que além de profissional é um ser humano de primeira grandeza.”

Egon Frederico Heemann – KEPLER WEBER INDL. S/A

Luiz Augusto de Camargo Ópice – LOXUS – Cia de Logística da América do Sul

Conheci o Vantine nos idos de 1987 e, desde aquela época, o nosso prezado amigo já desfraldava a bandeira da logística no país. Ele foi o pioneiro na catequese junto aos empresários em geral e, em especial, aos do setor de transportes e de armazenagem, no sentido de adequar suas estruturas e equipes de trabalho para oferecer serviços eficientes dentro do novo conceito de movimentação e distribuição de cargas e produtos.

Tive a honra de, em 1999, na Presidência da Columbia, apoiar e prefaciar seu livro “Administração Estratégica da Logística”, publicado em co-autoria com os professores Douglas M. Lambert e James Stock. O Vantine é um verdadeiro “missionário” da revolução que a logística vem empreendendo na economia moderna e globalizada. A logística no Brasil muito deve ao Vantine pela sua batalha incansável em apoiar e ajudar todos os profissionais que buscam modernizar seus conceitos e conhecimentos.

Luiz Augusto de Camargo Ópice – LOXUS – Cia de Logística da América do Sul

José Carlos da Silva Caridade – Associação de Desenvolvimento da Multimodalidade

“Logística é uma ciência tão antiga e conhecida em todo o mundo, mas muito nova e ainda pouco explorada no Brasil”. Um dos pioneiros a trazer os seus conceitos e batalhar pela sua divulgação e implantação no Brasil foi o José Geraldo Vantine. Apesar de todas as imensas dificuldades que todos nós, profissionais de logística, ainda enfrentamos para colocar o nosso País alinhado com a modernidade, o Vantine jamais esmoreceu em sua luta e continua, cada vez mais, empenhado e entusiasmado por esse nobre objetivo.

O seu exemplo merece ser seguido. Quem persegue um ideal, não deve fraquejar jamais. As forças sempre se renovarão e, ainda que tardiamente, o sucesso compensará todo o esforço e o reconhecimento virá. Não é outra a razão da consagração pública e unânime de que a grife Vantine desfruta hoje no nosso meio.”

José Carlos da Silva Caridade – Associação de Desenvolvimento da Multimodalidade

Norberto Colla – Diretor de Informática e Logística

A logística brasileira concentra um número restrito de GRANDES profissionais, dentre os quais destacamos o Sr. José Geraldo Siqueira Vantine. Este nome é tão importante para a Logística Brasileira, é em especial para o varejo Brasileiro que nossa proposta é de incluir este Vocábulo na Logística Brasileira. VAN.TI.NE Sin. 1. Profissionalismo. 2. Capacitação Técnica. 3. Responsabilidade. 4. Experiência. 5. Conhecimento compartilhado VAN.TI.NE Sin. 1. Logística no Brasil 2. Logística no Varejo Brasileiro Parabéns, VANTINE! Obrigado por nos apoiar com seus conhecimentos.

Norberto Colla – Diretor de Informática e Logística

Luciano Luft – Diretor

No momento em que a VANTINE SOLUTIONS completa 20 anos, gostaria de deixar registrada a nossa satisfação em tê-lo com um parceiro muito importante. E como parceiro, a VANTINE tem contribuído significativamente no auxilio e no desenvolvimento de novos projetos para atender as mais variadas necessidades dos nossos Clientes. Mais do que isso, a VANTINE tem participado ativamente do desenvolvimento e na história da Logística no Brasil. Estamos muito felizes em tê-lo como parceiro no caminho do futuro. Parabéns pelos 20 anos.

Luciano Luft – Diretor

Mário Mendonça – Diretor Executivo LUFT

É com muita tranqüilidade que me expresso para reconhecer, a inestimável contribuição da Vantine na definição dos caminhos que a Logística seguiria no Brasil.

Incansável em sua luta para defender a importância da logística, José Geraldo Vantine sempre foi a principal fonte de conhecimento, para os jovens que se entusiasmaram com o surgimento da carreira de Logística dentro das empresas.

Para o Grupo LUFT, a VANTINE é fonte constante de consulta, e parceira indispensável nos mais importantes projetos.

Mário Mendonça – Diretor Executivo LUFT

André Vasconcelos – Chefe de Logística NE – Gerdau Aços Longos Brasil

“A VANTINE SOLUTIONS tem sido um parceiro importante na busca de melhores resultados em nossas operações, sempre nos fornecendo soluções simples e inteligentes”. Seu pioneirismo em logística, na figura de seu fundador J. G Vantine, bem como o nível dos serviços prestados, a coloca numa posição de destaque no cenário logístico brasileiro. “Em nome dos profissionais de logística da Gerdau Aços Longos Brasil, gostaríamos de dar os parabéns pelos 20 anos de história, demonstrando nossa admiração e desejando muito sucesso a todos da equipe.” Grato.

André Vasconcelos – Chefe de Logística NE – Gerdau Aços Longos Brasil

1 2