VIVENDO A LOGÍSTICA

CAMINHÃO: VÍTIMA OU VILÃO!!!

Atuando hoje como Diretor de Operações do DERSA, nosso amigo e competente Engenheiro de Trânsito e Transportes, Nelson Maluf, há exatos 10 anos apresentou no nosso evento LOGISPOINT uma palestra intitulada “Caminhão: Vítima ou Vilão”!

E leia em nosso Ponto de Vista dessa mesma edição como tratamos o tema e tire suas conclusões. O que aconteceu em 10 anos? O que acontecerá nos próximos 10 anos?

Logispoint

J.G. Vantine


PONTO DE VISTA

PLANO DE GOVERNO: A LOGÍSTICA ESQUECIDA

Estamos em véspera das eleições municipais, e verificando os planos de Governo dos principais candidatos de três capitais e de São José dos Campos não encontrei uma só linha tratando da Logística, nem como Infraestrutura e nem incluída no tema MOBILIDADE URBANA.

Parece que esses políticos apresentam absoluta ignorância sobre o tema, não tratando de forma técnica e profunda o que hoje já se apresenta como grave problema para os grandes Centros.

O problema certamente não é Logística, muito ao contrário,LOGÍSTICA É SEMPRE SOLUÇÃO! O problema é que o abastecimento das cidades (a conhecida City Logistics) precisa ser ordenado, não com medidas de impulsos muitas vezes irresponsáveis e sem embasamento técnico. É preciso pensar no futuro.

Como tratamos em editorial passado, MOBILIDADE URBANA é altamente complexo e relativamente novo e certamente o grande desafio esta na coordenação do melhor equilíbrio entre a circulação de pessoas e a circulação de produtos. E isto não esta contido em nenhum plano diretor, e agora também em nenhum plano de governo (como sempre um conjunto de blá blá blá que compõe as promessas pré-eleitorais). As próximas gerações pagarão caro por isso, porque a maioria das soluções é de médio e longo prazo e não significam apenas “obras”, mas também e principalmente a aplicação da tecnologia para o gerenciamento do trafico de qualquer natureza. Eu diria que deveríamos ter “uma cidade cibernética” porque tecnologia existe para isso.

Esta dobradinha ”INFRA-ESTRUTURA & TECNOLOGIA”forma o única caminho para soluções adequadas e definitivas.

Quem sabe ainda de tempo desses principais candidatos incluírem este tema em seus planos de governo.

JGVantine

 IMAGEM