VIVENDO A LOGÍSTICA

ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA… FIQUE COM AS DUAS

351O crescimento da importância da Logística ao longo dos 30 anos de existência da VANTINE CONSULTING é exponencial e inversamente proporcional  á formação técnica dos profissionais, e na grande maioria se apoia na intuição e experiência.
Também observo que uma grande parte da formação é oriunda de cursos tradicionais (via de regra administração ou engenharia), e grande parte dos cursos de pós-graduação tem deixado a desejar.

Essas observações são resultantes do protagonismo da VANTINE, bem como das análises de recrutamento de consultores. É preciso estudar mais e ler mais, pois é necessária a união do “Conhecimento e Informação”, para acompanhar o acelerado nível de exigência da Logistica Empresarial.


PONTO DE VISTA

TPS – TOYOTA PRODUCTION SYSTEM & A LOGÍSTICA

PARTE I

O crescimento da importância da Logistica ao longo dos 30 anos de existência da VANTINE CONSULTING é exponencial e inversamente proporcional  á formação técnica dos profissionais, e na grande maioria se apoia na intuição e experiência.
Também observo que uma grande parte da formação é oriunda de cursos tradicionais (via de regra administração ou engenharia), e grande parte dos cursos de pós-graduação tem deixado a desejar.

Essas observações são resultantes do protagonismo da VANTINE, bem como das análises de recrutamento de consultores. É preciso estudar mais e ler mais, pois é necessária a união do “Conhecimento e Informação”, para acompanhar o acelerado nível de exigência da Logistica Empresarial.

É uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização. O TPS foi originalmente desenvolvido para a manufatura. Portanto, para o perfeito entendimento acerca do TPS, deve-se, antes de mais nada, compreender suas origens na manufatura, mais especificamente na indústria automobilística. Em 1956 o então engenheiro-chefe da Toyota, Taiichi Ohno, percebeu, em sua primeira visita às fábricas da Ford, que a produção em massa precisava de ajustes e melhorias de forma a ser aplicada em um mercado discreto e de demanda variada de produtos, como era o caso do mercado japonês. Ohno notou que os trabalhadores eram sub-utilizados, as tarefas eram repetitivas além de não agregar valor, existia uma forte divisão (projeto e execução) do trabalho, a qualidade era negligenciada ao longo do processo de fabricação e existiam grandes estoques intermediários.

Na verdade, a essência do Sistema Toyota de Produção é a perseguição e eliminação de toda e qualquer perda. É o que na Toyota se conhece como “princípio do não-custo”. Este princípio baseia-se na crença de que a tradicional equação Custo + Lucro = Preço deve ser substituída por Preço – Custo = Lucro.

O Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS) tem sido, mais recentemente, referenciado como “Sistema de Produção Enxuta”. A produção “enxuta” (do original em inglês, “lean”) é, na verdade, um termo cunhado no final dos anos 80 pelos pesquisadores do IMVP (International Motor Vehicle Program), um programa de pesquisas ligado ao MIT, para definir um sistema de produção muito mais eficiente, flexível, ágil e inovador do que a produção em massa; um sistema habilitado a enfrentar melhor um mercado em constante mudança.

LEAN – LEAN MANUFACTURING

O termo Lean que significa ‘enxuto’, o qual foi cunhado no livro “A Máquina que Mudou o Mundo” e que trata de um amplo estudo sobre o Sistema Toyota de Produção. Esse termo foi popularizado no ocidente por Womack, Jones & Roos (1992) que relatam o resultado de uma pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT sobre uma descrição abrangente de todo o sistema de negócios da empresa Toyota, tais como: desenvolvimento de produtos, gerenciamento de suprimentos, relações com os consumidores, atendimento dos pedidos desde a matéria prima até a produção e o gerenciamento de toda a empresa.

O Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta – ME, consiste na aplicação de práticas que visam à identificação e eliminação de desperdícios no sistema produtivo, bem como a busca incessante por melhor qualidade, custos mais baixos e maior flexibilidade.

Para Womack & Jones (2004) desperdício significa qualquer atividade que absorve recursos, mas não cria valor. Valor significa a capacidade de oferecer um produto/serviço no momento certo e a um preço adequado, conforme definido pelo cliente. A base da produção enxuta, uma vez eliminado os desperdícios, é reduzir os custos de produção e maximizando a satisfação do cliente, ou seja, do valor agregado. Shingo (1996) utiliza uma metáfora para explicar a ME, afirmando que o modelo é tão poderoso que poderia extrair água torcendo uma toalha seca. Ohno (1997) estabelece como passo preliminar para a aplicação da ME a identificação e eliminação dos desperdícios (ou perdas), são eles:

> A superprodução de mercadorias desnecessárias;

> A espera dos funcionários pelo equipamento de processamento para finalizar o trabalho ou por uma atividade anterior;

> O transporte desnecessário de mercadorias;

> O processamento desnecessário, devido ao projeto inadequado de ferramentas e produtos;

> O estoque à espera de processamento ou consumo;

> O movimento desnecessário de pessoas;

> A produção de produtos defeituosos

> Não utilização da criatividade das pessoas que trabalham na organização.

 PARTE II …CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO  

Lauro Kamimura

Vantine Consulting