VIVENDO A LOGÍSTICA

EUROLOG´89 – PRIMEIRA MISSÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM LOGÍSTICA

Encerrando a história da nossa primeiraEUROLOG´89, da França seguimos para Holanda, que além da visita técnica pudemos apreciar seminário denominado “Requisitos para minimização de custos de transporte, a experiência da Philips” apresentado por J.Backermans, e como destaque principal vimos pela primeira vez uma relação de Aliança entre uma Indústria e uma Empresa de Transporte, neste caso a empresa De Rooy, que desenvolvia veículos especiais para distribuição de produtosPHILIPS para toda Europa, e também como destaque especial esta relação de Aliança embasada em CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM TRANSPORTE .

Esta questão de veículos especialmente desenvolvidos para uso cativo, suportados por contrato, já é um tema que a VANTINE vem defendendo desde o começo dos anos 90, sendo o primeiro registro por mim durante o Congresso da IRU – Internacional Rounding Union realizada no Rio de Janeiro em Maio/90. Esta tese é amplamente defendida por mim, embora lamentavelmente ainda neste século XXI a relação entre embarcadores etransportadores funcione em REGIME PRECÁRIO ou SISTEMA “SPOT” DE CONTRATAÇÃO , no qual a instabilidade prevalece, o que é um absurdo se considerarmos que produtos de qualidade no mercado competitivo, necessitam de melhores práticas de Logística, e que o transporte é a face visível.

Até a próxima edição!!!


PONTO DE VISTA

“LOGÍSTICA NATALINA”

Todo mundo diz que esse ano passou muito depressa, na verdade a nossa sensação de velocidade está diretamente ligada a quantidade de atividades que nós temos ao longo do tempo.

Já estamos próximo do Natal, que traz alegria a todos, mas me parece que Papai Noel não freqüentou nenhuma escola de Logística. E você bem sabe disso profissional de Logística, porque na verdade é a maior sazonalidade do ano , amaior venda do ano ,e isso pra nós que trabalhamos com Logística temos um caso especial. A LOGÍSTICA NATALINA OU LOGÍSTICA DE NATAL deve ser tratada exatamente como um caso especial, absolutamente fora da rotina e das demais sazonalidades.

O que podemos fazer para que a Logística tenha um correspondente volume de venda:

1. Começar um pouco mais cedo , lá atrás na previsão de vendas , em função de economia, em função da situação política, aquilo que vai se vender.

2. Através de uma boa análise se faz um bom planejamento , de suprimentos, dos insumos, matéria-prima, material de embalagem, para que haja assim, um programa de produção adequado .

3. Exatamente programa de produção.

4. Antecipar a produção de forma linear
(Ramp up”). Uma velocidade linear de maneira tal, que você tenha o produto estocado dentro de uma velocidade idêntica aquela que vai sair na época de Natal . De maneira que você tenha 100% de certeza, eu sei que isso é muito difícil, porém, é um exercício que podemos fazer para que haja certeza de que não faltarão produtos em estoque e em ponto de venda .

Que você tenha sempre um NATAL FELIZ para sua empresa em termos de faturamento de venda, e um NATAL FELIZ para seu cliente.

FELIZ NATAL a todos vocês Profissionais de Logística!

J.G.Vantine