VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGÍSTICA: A ÚLTIMA FRONTEIRA DA EFICIÊNCIA

Como vimos nas edições passadas, o ambiente político e econômico do Brasil transitavam por longa e séria crise inflacionária (e quem não se lembra da Ministra Zélia Cardoso de Melo), e o cenário global já apostava para a globalização (estratégia inicialmente criada pelos países do conhecido G-7).

E a logística continuava evoluindo, embora mal compreendido e com sérias restrições de conhecimento teórico e informações, que migraram para o Brasil através das empresas multinacionais. E um fato curioso, porém fundamental: AS EMPRESAS EUROPÉIAS TRAZENDO EXPERIÊNCIAS DIFERENTES DAS EMPRESAS AMERICANAS – por exemplo: Nesta oportunidade a Europa já utilizava oTRANSIT-POINT, que muito mais a frente foi adotado pelos Estados Unidos, que rebatizou como CROSS DOCKING.

Para ilustrar esse cenário publicamos nessa edição artigo de minha autoria publicada no Jornal o Estado de São Paulo em 12-02-91.

J.G.Vantine.

<Matéria: LOGÍSTICA: A ÚLTIMA FRONTEIRA DA EFICIÊNCIA >


PONTO DE VISTA

MODELAGEM DE DISTRIBUIÇÃO

Para a logística a relação de volume, distância e custo é fundamental. Por exemplo: trazer um contêiner de 40 peças da china até o Brasil com determinado produto, custa muito barato se compararmos esse produto, depois de localizado na cidade de destino tem que fazer a distribuição até o ponto de venda. Isto é conhecido como “last mile”, ou seja, o último pedaço a última milha para que seja feita a entrega desse produto.

E você observará que este “last mile” está muito relacionado com o que nós chamamos de MODELAGEM DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA, que correlaciona o posicionamento do inventário, o posicionamento do estoque dentro da região geográfica matriciado com a geografia de consumo, ou seja, a demografia de consumo, relacionando tudo isso com o custo de transporte de transferência e o transporte capilarizado de distribuição.

Portanto quando nos vemos o transporte de longo percurso, o transporte de longo curso, ele tem uma forma diferente de montagem de algoritmo matemático pré-estabelecimento de custo, absolutamente diferente e de menor importância. Diga-se de passagem, se compararmos com o custo deste “last mile”, o custo da última etapa que normalmente nós relacionamos isso com o posicionamento correto dos produtos mais próximos do ponto de venda isso chama-se MODELAGEM DE DISTRIBUIÇÃO.

A cada dia que passa no nosso país está se transformando num diferencial competitivo, de ponto de entrega e custo de entrega.

REFLITA!

J.G.Vantine.