VIVENDO A LOGÍSTICA

AVANÇANDO ESTUDOS EM LOGÍSTICA NOS EUA

Já tínhamos realizado em parceria com Yassuo Imai do IMC, o LOGISTECH BRASIL 89 e 90, e demos início na organização de missões internacionais para permitir aos profissionais brasileiros o aprofundamento nos estudos da logística, e assim foi realizado o III LOGISTECH – USA, de 13 a 21 de junho de 1992, época em que estávamos lançando “o professor brasileiro Walter Zinn, Ph.D”, então recém Doutorado em Logística.

Destacamos nesta programação, além das visitas técnicas, um Seminário de elevadíssimo conteúdo técnico com o decano da logística americana Prof. Donald Bowersox, Ph.D, que formava ao lado da Prof. Mathar Cooper, Ph.D eProf. Bernad La Londe, Ph.D o triunvirato conceitual responsável por todo embasamento que conhecemos hoje.

Fica o registro histórico da nossa contribuição para a Logística no Brasil.

Programação completa do LOGISTECH USA´92

J.G. Vantine.

 


PONTO DE VISTA

LOGIS – LIBERTA QUAE SERA TAMEM

Acabamos de comemorar no último dia 21, Dia do Tiradentes, cidadão brasileiro José Joaquim da Silva Xavier, que é considerado o mártir da Independência do Brasil, movimento que teve inicio em 1789, e já naquela época tendo como fonte motivadora a DERRAMA (elevada taxa de impostos instituída pelo império através do governador de Minas Gerais Visconde de Barbacena). Motivo muito parecido com a revolta atual do cidadão brasileiro que nesta data acompanha a votação no Congresso Nacional da decisão do Presidente Lula para prorrogar a CPMF até 2.011. Outro aspecto que chama atenção deste movimento que na verdade só ficou na teoria, é que todos os conspiradores foram presos, mas só um foi condenado e enforcado nesta data 21/04/1792. Muita semelhança com a revolta atual do cidadão brasileiro com a impunidade dos Mensaleiros, dos Sangues Sugas e agora da chamada Máfia dos Bingos. E como vocês viram de todos estes “conspiradores da ordem econômica” pouquíssimos foram condenados e nenhum foi para forca.

Você deve estar achando curiosa esta ligação do tema, que na verdade é uma interpretação livre de um dos símbolos de Minas Gerais, que tem em sua insígnia LIBERTAS QUAE SERA TAMEM. E porque LOGIS? Porque LOGIS é uma raiz do latim “LOGER” que por sua vez é derivado também do latim “LOGISTICUS” criado durante o Império Romano iniciado em 753 a.C. até 30 a.C., sendo este termo também é derivado e aí sim da sua origem “LOGISTIKOS” do grego, que surgiu lá atrás cerca de 2.000 a.C.

Portanto, a palavra LOGÍSTICA de fato teve sua origem do latim e lá por volta do século XIX no formato que conhecemos hoje, foi criada então a palavra “LOGISTIQUE”no idioma francês e já com a configuração da arte da guerra formando, portanto o triângulo com a estratégia e a tática. Pela primeira vez, em 1836 um general de nome Baron Jomini, pertencente do Napoleão Bonaparte foi denominado“GENERAL DE LA LOGISTIQUE”. Muito tempo depois já no século XX, mais precisamente no início da década de 50, a logística de hoje na atividade comercial e empresarial, passou a ser configurada.

Esta breve dualidade histórica serve para a nossa reflexão tendo o latim como origem da logística e o símbolo da Inconfidência, nos remetem ao momento atual, no qual elevados impostos necessários para cobrir os elevados custos da estrutura de governo, não permite recursos para investimento na infra-estrutura de Logística muito embora o governo tenha lançado o programa chamado PAC, que tem causado mais preocupações políticas do que soluções para investidores privados brasileiros e internacionais.

Aguardemos que além da semelhança do Presidente Lula com o mártir Tiradentes no aspecto físico, também possamos alimentar nossas esperanças para que liberte o nosso país dos vícios da corrupção, colocando definitivamente o Brasil no cenário competitivo do mundo atual.

J.G.Vantine