VIVENDO A LOGÍSTICA

COMEÇA A NASCER O PBR

Tendo iniciado os debates sobre movimentação e armazenagem no setor de Supermercados, durante a 18ª Convenção Nacional em Recife no ano de 1984, os profissionais que tratavam deste assunto, nos “primórdios” da Logística no Brasil, começaram a preocupar-se com melhorias nos processos operacionais. Nesta época, as indústrias brasileiras estavam no auge da implantação das técnicas japonesas de qualidade (CCQ, TQC, CEP, etc), e aos poucos estes métodos foram migrando das indústrias automobilísticas para as indústrias de alimento, e atingindo obviamente as grandes redes de Supermercados.

Neste cenário, em 1986, já com 2 anos de trabalho junto à ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, como coordenador do Comitê de Logística, resolvi convidar em conjunto com o Paulo Lima, então Diretor de Distribuição do Pão de Açúcar, algumas pessoas da indústria de alimentação (ABIA), da indústria de produtos de higiene e limpeza (ABIPLA) e da própria ABRAS, tais como: Nestlé, Gessy Lever, Pão de Açúcar, etc. Numa primeira reunião, expus ao grupo o objetivo da reunião: Criar um palete padrão que permita à mecanização desde a saída da produção, passando pelos caminhões e depósitos e chegando no ponto de venda, porque naquele momento(só há 18 anos) grandes fornecedores já trabalhavam com paletes com padrão próprio de dimensão e madeira, e alguns supermercados também já estavam iniciando esta operação. Os paletes de então, eram fabricados com madeira nobre: Pinho do Paraná e Peroba Rosa, pesava quase 60 kg e custava o equivalente a US$40 por unidade. Neste ano, foi criado o GPD – Grupo de Estudos para o Palete de Distribuição, o berço do PBR.

Continuamos esta parte importante da história técnica e comercial da Logística no Brasil na próxima edição.

J.G. Vantine


PONTO DE VISTA

A LOGÍSTICA DEBATIDA POR GRANDES NOMES

O consultor José Geraldo Vantine esteve entre as maiores autoridades brasileiras da logística e da economia convidadas a proferir palestras no 1° Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística. O chamado “Encontro nas Águas” foi promovido pela NTC&Logística em parceria com a Fenatac e o Setcerg, entre os dias 16 e 20, na Pousada do Rio Quente, em Caldas Novas (GO).

Vantine falou sobre operação logística e multimodalidade no mesmo dia em que se apresentaram o governador de Goiás, Marconi Perillo, e o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, entre outras autoridades. Perillo abriu os trabalhos apontando a região como “novo eldorado” da logística brasileira. Destacou a importância do projeto Plataforma Logística de Anápolis, que vai integrar os modais ferroviário, aéreo e rodoviário; e sugeriu a implantação do trem bala entre Brasília e Goiânia.

Além do governador, participaram da abertura dos debates os presidentes da Assembléia Legislativa de Goiás, deputado Célio Silveira; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Charife Oscar Abrão e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Leopoldo Dayrell. “Temos realizado eventos em várias regiões do país, mas é a primeira vez que um deles conta representantes de todos os poderes constituídos de um Estado”, destacou o presidente da NTC Geraldo Vianna. O presidente da Fenatac, José Hélio Fernandes, elogiou as iniciativas do governo goiano na área de transportes.

O economista Gustavo Franco apresentou um panorama do desenvolvimento do modelo econômico brasileiro, comparando as ações do governo atual com as do anterior. O presidente da Ryder do Brasil, Antonio Wrobleski Filho, e o consultor da diretoria de operações dos Correios, Paulo Onishi, apresentaram os diversos fatores que determinam as relações mercadológicas entre operadores logísticos e empresas de transporte.

O jornalista Luis Nassif falou sobre o artificialismo utilizado pelo governo desde o início Plano Real, com medidas que sinalizaram para sociedade uma situação inexistente com relação à câmbio, atração de capital e investimentos. Apontou ainda que muitas unidades brasileiras de multinacionais estão ganhando prêmios internacionais de produtividade, eficiência e criatividade em função da qualidade do trabalhador brasileiro em relação aos de outro países, aliada à flexibilidade adotada por essas subsidiárias.

O primeiro dia de debates foi encerrado com uma palestra motivacional da professora Dulce Magalhães. Sob o tema a arte de viver de bem com a vida, ela reuniu dezenas de empresários no melhor local para o assunto: a palestrante à beira da piscina e os participantes dentro d’água.

No dia 18, as apresentações trataram de tecnologia da informação aplicada à logística e segurança de transporte e serviços (com Rodrigo Costa, diretor de marketing da Autotrac), comércio exterior e multimodalidade. Este painel contou com a participação de Antonio Ismael Ballan (diretor de logística da Caramuru Alimentos) e Richard Schues (diretor da Volkswagen Transport).

No debate sobre legislação de trânsito, com ênfase em regulamentação do bitrem e demais composições de veículos de cargas e inspeção veicular, os palestrantes foram Neuto Gonçalves dos Reis (assessor técnico da NTC&Logística), Claude Domingos Padilha (Randon), Alair Bordin (diretor da Associação de Transporte de Cargas do Estado do Mato Grosso) e Scott Michael Apolinário Ortiz (assessor do Departamento Nacional de Trânsito, Denatran).

Os transportadores debateram ainda a responsabilidade civil e temas constitucionais, com a participação dos ministros Castro Filho (Superior Tribunal de Justiça) e Marco Aurélio Mello (Supremo Tribunal Federal), além do presidente Geraldo Vianna e do diretor executivo Alfredo Peres da Silva.

Outros dois grandes temas estiveram em discussão: o peso da carga tributária e a aplicação dos recursos públicos, com participação do professor Rogério César de Souza e o economista Raul Veloso; e as mudanças no sistema tarifário do transporte rodoviário de cargas, com a apresentação de nova metodologia e novos índices, além do lançamento de novas tabelas referenciais de frete.

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