VIVENDO A LOGÍSTICA

Após desilusões com a Copa, Eleições e escândalos públicos, 2014 será um ano para esquecer. 
Nada mudou o país não saiu do O a O e não “surfou” na onda do crescimento.
Assista ao vídeo e veja o ponto de vista de JG Vantine um dos mais renomados formadores de opinião na área de Logística.


PONTO DE VISTA

ENFIM É NATAL!!

Todo mundo diz que esse ano passou muito depressa, na verdade a nossa sensação de velocidade está diretamente ligada a quantidade de atividades que nós temos ao longo do tempo. Mas o ano não passou muito depressa ele voou.

Enfim é Natal… e sendo ele a maior sazonalidade do ano, e a maior vendo do ano, já se espera que todos tenham aprendido a lição. Alias essa sazonalidade é anual, conhecida e esperada. Até o Papai Noel já está organizado com suas renas, mas ele ainda precisa de você! Profissional de Logística.

A Logística Natalina ou a Logística de Natal deve ser tratada como “caso especial”, aliás, ela é a data mais especial, mais esperada. Ela te alavanca ou te destrói.

Algumas dicas, mas não se limitando a elas, de como se antecipar à tão esperada data.

  • Começar um pouco mais cedo, lá atrás na previsão de vendas, em função de economia, em função da situação política, aquilo que vai se vender;
  • Através de uma boa análise se faz um bom planejamento, de suprimentos, dos insumos, matéria-prima, material de embalagem, para que haja assim, um programa de produção adequado;
  • Antecipar a produção de forma linear “ramp up”. Uma velocidade linear de maneira tal, que você tenha o produto estocado dentro de uma velocidade idêntica aquela que vai sair na época de Natal. De maneira que você tenha 100% de certeza, eu sei que isso é muito difícil, porém, é um exercício que podemos fazer para que haja certeza de que não faltarão produtos em estoque e em ponto de venda .

Que você e seu cliente tenham um NATAL FELIZ repleto de faturamento.

FELIZ NATAL a todos vocês Profissionais de Logística!

Sandra Barbosa

Vantine Logistics & Supply Chain Consulting