VIVENDO A LOGÍSTICA

A LÓGICA DA LOGÍSTICA

Durante muitos anos existiu a Revista NTC Notícias, e na edição de dez/92 foi publicada uma entrevista comigo a qual compartilho com você profissional de Logística. Isso porque como temos afirmado sempre é preciso entender as idéias e as teses discutidas no passado para que possamos entender o presente e projetar o futuro.

História não é “lorota” é fonte de conhecimento.

A Lógica da Logística

J.G. Vantine.

 


PONTO DE VISTA

PORTO DE SÃO SEBASTIÃO – ALTERNATIVA VIÁVEL

No último dia 13 em São José dos Campos, durante o evento LOGISVALE o Presidente da DERSA, Dr.Thomaz de Aquino, forneceu um completo panorama sobre o complexo denominado “CORREDOR DE EXPORTAÇÃO”, compreendendo as Rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto, D.Pedro, Tamoios e obviamente o Porto de São Sebastião. E lá anunciou a grande novidade: o Governo do Estado de São Paulo está fechando acordo com Governo Federal para assumir este Porto com a criação da COMPANHIA DOCAS DE SÃO SEBASTIÃO com previsão de atividades no próximo mês de outubro, e com isso a DERSA passa a se dedicar ao que mais entende que é construção, manutenção e operação de estradas.

E no último dia 15 em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o Governador José Serra, definitivamente confirmou esta realidade através de assinatura do convênio.

É uma grande e esperada notícia não só para a região do Vale do Paraíba, mas também e principalmente para os importadores/exportadores que poderão ter uma alternativa ao Porto de Santos, que pelas características próprias já está próximo do seu limite. Ao passo que São Sebastião oferece todas as condições para atender com agilidade as necessidades do mercado. E por final fica agora o novo desafio: definir a vocação deste porto, porque somente com a visão estratégica o sucesso será alcançado, e através dele haverá atração dos armadores. E eu arrisco um palpite: São Sebastião deverá atrair fortemente cargas conteineirizadas para cabotagem, e para as linhas regulares com navio de pequeno/médio porte para o Cone Sul e Costa Oeste da América do Sul. Deverá também atrair mais fortemente o segmento de veículos e ser for feito um bom trabalho junto a TRANSPETRO poderá ser o principal Porto de exportação do Etanol.

Vamos esperar, trabalhando!

J.G.Vantine