VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO – PARTE VIII

Planejamento de Controle de Produção

Normalmente, na organização administrativa empresarial, o departamento de Administração de Material e Produção, sendo responsável pelo PCP – Planejamento e Controle da Produção , que através da manipulação de dados, elabora os programas de produção.

 Os dados normalmente usados pelo PCP são: Previsão de Vendas/ Tempos de processo/ Carga de Máquinas/ Tempo de Setup (troca de ferramenta) / Tempo de parada de manutenção/ Volume de estoques de matéria-prima/ Volumes de estoques de produto acabado.

A moderna administração, dentro de um mercado competitivo, introduziu novas técnicas gerenciais e administrativas que permitem agilizar o processamento das informações e dados, bem como reduzir os tempos de operação e movimentação. Entre eles, as mais utilizadas são: “MRP-Material Resources Planing/ JIT- Just in Time/ Kanban/ FMS-Flexible Manufacturing System/ MPT-Manutenção Produtiva Total/ TQC-Total Quality Control”

Continuamos na próxima edição!


PONTO DE VISTA

OPERADORES LOGÍSTICOS – PANORAMA

Como ocorre anualmente a Revista Tecnologística em sua Edição nº 115, publicou o “PANORAMA DOS OPERADORES LOGÍSTICOS – 2005” , uma completa radiografia deste mercado, e que merece algumas reflexões:

        O Ranking apresenta o número recorde de 119 empresas , abrangendo todos os estados do Brasil, o que corresponde ao crescimento previsto por nós ao final da década de 90.

        O que chama atenção também neste crescimento, é que praticamente se deu apenas no surgimento de empresas brasileiras de porte médio, ou seja, as multinacionais e as de grande porte continuaram as mesmas do ponto de vista nacionalista, isto mostra uma excelente oportunidade para as empresas brasileiras.

        Chama também atenção as múltiplas origens desses Operadores Logísticos , que mostram um mosaico interessante, mas que merece profunda análise por parte das empresas que pretendem contratar Operadores Logísticos.

        Como tendência vemos que esta multiplicidade tenderá a criar grupo de especialização , o que também é muito bom para a Logística no Brasil.

Por final, recomendamos por parte do Leitor uma avaliação detalhada, pois no grupo de 119 empresas listadas, boa parte ainda se classifica na sua origem , ou seja, transporte, armazém geral, EADI, Cia. Navegação, Cia. Ferroviária, completando todos os elementos que caracterizam o verdadeiro Operador Logístico.

 

Parabéns a REVISTA TECNOLOGÍSTICA por mais este serviço prestado!

JGVantine