VIVENDO A LOGÍSTICA

Há poucos dias, ouvi, num programa de televisão, de um profissional de logística, que “a logística é a bola da vez”. Passei a refletir sobre esta afirmação, considerando que toda minha carreira profissional de 32 anos, foi desenvolvida nesta atividade.

Desta forma, ligando com nossa edição passada, remeto a memória para 1986, quando falávamos do início dos trabalhos para padronização do palete de distribuição. E faço um pequeno intervalo no histórico para esclarecer alguns pontos importantes, de maneira que o leitor entenda que a afirmação acima não é verdadeira.

1.

A primeira definição formal do que seria a logística foi elaborada em 1976, na então Associação Americana de Distribuição Física (observe que não era uma associação de logística).

 

2.

Com a evolução acadêmica dos assuntos relacionados ao marketing e à distribuição física, em 1986, esta associação passou a ser denominada Council of Logistics Management – CLM.

 

3.

Neste mesmo ano de 1986, em viagem à Europa (Inglaterra, França e Itália), observei que já se usava o termo “Logística Integrada”, que era uma fusão das atividades relacionadas em dois processos distintos, e até então, desconexos: Administração de Materiais e Distribuição Física.

 

4.

Neste mesmo ano de 86, tive a oportunidade de implementar a primeira organização deste processo logístico na Cia. Hering, de Blumenau, criando a diretoria responsável pelos processos anteriores: suprimento (ou administração de materiais), planejamento da produção e distribuição física.

 

5.

Uma revista francesa já mudou o nome para “Logistique Magazine” , assim como fizeram revistas da Espanha e Inglaterra. Ou seja, eu considero este ano como da introdução da palavra logística, o que não quer dizer que a logística não existia antes.

 

6.
Na Inglaterra, eu já era associado do ILDM – Institute of Logistics and Distribution Management, que alterou sua denominação para IL – Institute of Logistics.
7.

O CLM, nesta oportunidade, formalizou a primeira definição de logística, como um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de materiais, desde a origem até seu destino.

 

8.

Esta definição foi modificada em 1990, e novamente e, 1998, sendo a que vigora até o momento.

 

Para os leitores que estão iniciando alguma atividade relacionada à logística, ressalto que, além de não ser a bola da vez, ela já existiu sob o enfoque técnico nos anos 70. Eu mesmo fui membro associado do Institute of Logistics Engineer nos Estados Unidos, à época em que trabalhei na General Motors do Brasil.

O fato é que, na verdade, a logística tem crescido exponentemente de importância na gestão empresarial, não por decorrência de ser “moda”, mas principalmente, pelos seguintes fatores:

avanço crescente da globalização nos anos 90;

 

aumento constante da competitividade comercial;

 

compressão do tempo de ressuprimento, alinhado com novas estratégias de marketing;

 

avanço da tecnologia de informação.

Portanto, a logística vem sofrendo contínua evolução, e assim como na década de 70 o domínio era “da produção”, na década de 80, “do marketing”, na década de 90 passou a ser “da logística”, e deverá ser assim, pelo menos, durante a primeira década do século XXI.


PONTO DE VISTA

EXECUTIVOS ELOGIAM QUADRO DE VANTINE NA TV

Repercutiu muito bem no mercado a estréia do quadro “Logística com Vantine” no programa “Brasil Logística & Transporte”, que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21h30, na Rede Mulher. A participação do consultor José Geraldo Vantine consiste em um comentário de dois minutos sobre o que há de vanguarda no setor. Como ele próprio disse em sua estréia: “É preciso saber o que acontece hoje para enxergar o amanhã, pois a logística é estar sempre um passo adiante”.

O quadro de Vantine é patrocinado pela Gol Linhas Aéreas e reforça a importância do programa produzido pela NTC Logística & Transportes, segundo grandes executivos que acompanham mais esta iniciativa pioneira.

Para o presidente da MRS Logística, Júlio Fontana Neto, o espaço é muito bem-vindo para o momento pelo qual o setor está passando no Brasil. “Tendo ainda nosso Mestre Vantine com a batuta, o sucesso é garantido. Como sempre, as posições ali divulgadas contribuem para colocar nosso setor onde ele merece e precisa estar. Ninguém melhor que o Geraldo Vantine para conduzir essa tarefa”, afirmou.

O mesmo entusiasmo foi demonstrado pelo diretor de Planejamento e Logística da Embraer, Paulo Marchiotto. “É uma iniciativa muito válida levar para a televisão um tema que ainda não é muito abordado pelos grandes meios de comunicação, mas que assume uma importância cada vez maior. Assistir a este programa e ao novo quadro deve ser um hábito a ser praticado no meio logístico e divulgado no setor”, disse.

Carlos Mira, presidente do Conselho Deliberativo da Aslog (Associação Brasileira de Logística) e sócio-diretor da Mira Transportes e da Target Logistics, é ainda mais efusivo. “Vantine sempre foi pioneiro e mais uma vez prova que está à frente de todos que pensam a logística no Brasil. Sua participação na TV prova que é hora de dar um significado maior a este conceito. E ele é um dos poucos no Brasil que pode fazer isso. Tenho absoluta certeza de que este canal já é hoje o meio de comunicação de maior alcance entre os executivos do setor”, declara.

Segundo ele, que também integra o conselho da NTC e foi um dos colaboradores das primeiras edições do programa da entidade na TV, a audiência chega a 150 mil pessoas. “Inclusive quem não é do setor, mas já ouviu falar em logística e quer aprender mais a respeito, está entre os telespectadores. E o objetivo é mesmo que a logística seja conhecida por todos, desde a dona-de-casa até por profissionais de outras áreas”, informa.

Na sua opinião, o diferencial do “Brasil Logística & Transportes” é o fato de ter uma linha editorial própria, sem se limitar a repetir o que vem sendo noticiado sobre o setor. “É um informe complementar aos demais meios técnicos dos quais dispomos no segmento”, diz. Mira patrocina edições especiais do programa e incentiva que seus fornecedores também o façam, como aconteceu com a seguradora Apisul.

Outro elogio à iniciativa de Vantine parte do gerente de Armazenagem e Distribuição da BSH Continental Eletrodomésticos, Toni Cassaro: “É um espaço muito importante, por estar numa mídia diferenciada, condizente com a importância da logística no momento atual. É por ela que passa o desenvolvimento do país. Estamos sentindo na pele a falta de uma visão logística por parte do governo e este quadro do Vantine é mais uma arma nossa para trazer a público esta necessidade de investimentos”.

Ele também destaca o papel deste espaço na formação de novos profissionais da logística. “O segmento ainda carece de mão-de-obra qualificada. E a participação do Vantine, um dos pioneiros – senão o primeiro – a levantar as questões logísticas, dentro e fora das empresas no Brasil, vai abordá-las na TV”, completa.

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